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Golpe por suposta compra ou problema em cartão, alertam Bancos

Golpe por suposta compra ou problema em cartão, alertam Bancos. Consumidores têm recebido mensagens por aplicativos ou SMS de golpistas pedindo para que as pessoas entrem em contato com uma suposta central de atendimento em número 0800, para resolver irregularidades com cartões, contas ou compras falsas. A federação que representa os bancos alerta sobre o aumento da frequência desses golpes. 

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Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpistas estão informando sobre uma transação suspeita de valor alto em uma compra no varejo. No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria uma central telefônica de um banco ou de uma área de cartões de crédito. 

“A Febraban alerta que se trata de golpe de engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e, principalmente, induzir a pessoa a realizar transações financeiras para o golpista.”

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As mensagens costumam informar sobre uma compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida. Dizem que, para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, deve ligar para a suposta central de 0800.

Outro artifício que também é usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo, e o cliente precisa entrar em contato para não perder a vantagem.

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O que acontece se a vítima ligar para o 0800

Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, a pessoa deve fazer uma transação para regularizar o problema. O golpista ainda pode pedir dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.

A orientação dos bancos é não ligar para os números informados nessas mensagens, e sim fazer contato pelos canais oficiais informados por cada instituição.

“O cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Se tiver alguma dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente”ADRIANO VOLPINI, DIRETOR DO COMITÊ DE PREVENÇÃO A FRAUDES DA FEBRABAN

Além de números de telefones, muitas dessas mensagens golpistas também enviam links para que o cliente entre em contato com os bancos, mas na verdade são endereços fraudulentos que induzirá a vítima a fornecer dados bancários e pessoais. 

Bancos nunca pedem senhas ou transferências

Volpini explica que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações.

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 “Também nunca ligam e pedem para que clientes façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta. Os bancos nunca ligam para fazer um estorno de transação através de um telefonema.”

Por isso, a orientação é ficar atento aos pedidos feitos durante o contato com uma suposta central de atendimento. “Desligue se pedirem para digitar senha ou qualquer dado em seu aparelho de telefone. Ao receber uma ligação suspeita, desligue e, de outro telefone, ligue para os canais oficiais de seu banco”, diz Volpini.

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