Patrocinado
Início Governo Lula 3 Governo americano quer financiar a Vale e trabalha no sentido oposto...

Governo americano quer financiar a Vale e trabalha no sentido oposto ao governo brasileiro

vale cosan positiva comitê sian

Segundo comunicado da mineradora, o projeto foi selecionado por meio de um mecanismo focado no estímulo a tecnologias inovadoras que possam entregar soluções em escala comercial para proporcionar reduções significativas de emissões nos setores de difícil abatimento.

LEIA: Farmacêuticas ganham do governo direito de aumentar preços de remédios em 4,5%. Após planos de saúde aumentarem mais de 20%

A Vale USA (subsidiária da Vale) foi selecionada pelo Departamento de Energia do governo dos Estados Unidos para iniciar negociações de concessão de financiamento para o desenvolvimento de uma unidade industrial de briquetes de minério de ferro no país.

O produto foi desenvolvido pela Vale (VALE3) ao longo das últimas décadas para diversificar o portfólio e atender uma demanda global crescente por soluções para a transição energética. O produto pode reduzir em até 10% as emissões de CO² na siderurgia.

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Após pior déficit da história Haddad diz que responsabilidade não é do executivo e que vai baixar a meta

O briquete é produzido a partir da aglomeração em baixa temperatura de minério de ferro de alta qualidade, utilizando uma solução tecnológica de aglomerantes que conferem ao produto final alta resistência mecânica. A primeira planta do mundo foi inaugurada pela Vale em 2023, em Vitória (ES).

A Vale negociará um financiamento de até US$ 282,9 milhões para o projeto nos EUA e busca desenvolver unidades adicionais e customizadas no Brasil e no mundo, para atingir cerca de 100 milhões de toneladas por ano (Mtpa) de produção de aglomerados a partir de 2030, incluindo briquetes e pelotas de minério de ferro.

MAIS: Brasil conquista o título de pior mercado de ações, segundo JP Morgan

A planta será a primeira no mundo a aplicar o processo patenteado de aglomeração a frio de briquetes para a rota de redução direta.

Sendo que, o financiamento ocorreria no âmbito da Bipartisan Infrastructure Law (Lei Bipartidária de Infraestrutura) e da Inflation Reduction Act (Lei de Redução da Inflação), como parte do Industrial Demonstrations Program (Programa de Demonstrações Industriais).

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Sair da versão mobile