Patrocinado

O Ibovespa registrou o pior desempenho entre as 41 bolsas de valores do mundo no primeiro trimestre. Ao todo, apenas oito bolsas apresentaram recuo nesse intervalo.

Por outro lado, nove índices tiveram rentabilidade acima de 10%. O índice BIST100 da Turquia está no topo da lista, após valorização de 21,55%, seguido por Nikkei do Japão, que apresentou um crescimento de 19,98%.

VALE: Brasil conquista o título de pior mercado de ações, segundo JP Morgan

Em atualização recente de preço-alvo para o Ibovespa, a Genial Investimentos avaliou que a falta de interesse dos gringos “reforça a previsão de que o ano será mais desafiador do que estimado anteriormente”.

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Após pior déficit da história Haddad diz que responsabilidade não é do executivo e que vai baixar a meta

Outros fatores, como as incertezas que rodeiam a China e a recuperação de sua economia e as intervenções políticas nas estatais (o que afeta a tese da Petrobras, uma das ações de maior peso para o Ibovespa), acabam jogando mais pressão sobre a bolsa doméstica.

MAIS: STF arquiva inquéritos de Kassab sobre Odebrech. Cacique do partido decisivo para aprovação de Dino ao STF

Além disso, com os bancos centrais brasileiro e americano passando a adotar discursos mais hawkish (agressivos) em relação aos juros, minguando as expectativas mais positivas em relação ao ciclo de flexibilização monetária, a Genial entende que uma revisão baixista para o Ibovespa reflete melhor os desafios enfrentados pelo mercado brasileiro. (VEJA GRÁFICO)

Ajustando o cenário para considerar todos esses fatores, a corretora chegou a um novo alvo ao fim de 2024 de 144.600 pontos, contra 151.000 anteriormente.

SAIBA: Lula será o controlador da Petrobras afirma Haddad

Os dividendos brasileiros também mostraram queda no primeiro trimestre do ano. O Índice de Dividendos (IDIV) também não se salvou, tendo uma baixa de (-3,81% ) nos primeiros três meses do ano.

Já o Índice de BDRs (BDRX) encerrou o primeiro trimestre com alta de 15,88%, superando com folga o Ibovespa, referência na bolsa brasileira, e o Índice Small Cap (SMLL) que também ficou no prejuízo de (-4,9%) Este índice trata das empresas brasileiras que tem papéis nos Estados Unidos, lá alguns papéis salvaram o índice.

AINDA: Farmacêuticas ganham do governo direito de aumentar preços de remédios em 4,5%. Após planos de saúde aumentarem mais de 20%