Patrocinado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 27, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá atuar como controlador da Petrobras (PETR3; PETR4), tanto em relação à política de preços quanto a de investimentos, para que a empresa invista mais em um plano de transformação ecológica, por exemplo. A declaração foi dada em entrevista à CNN.

LEIA: Brasileiros interessados no elétrico da Xiaomi terão que desembolsar algo próximo a um imóvel

A avaliação do ministro é que direcionar investimentos da Petrobras, como no exemplo da transformação ecológica, não lhe parece uma intervenção na estatal. Questionado sobre outras empresas, ele mencionou que, no caso da Eletrobras (ELET3; ELET6), discutir a representação da União no conselho não é anormal e também não configura intervenção.

SAIBA: Bolsonaro pede pacificação enquanto STF e imprensa agem no sentido oposto, afirma constituinte

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Entregadores protestam contra imposto de Lula em vários estados com gritos de “ladrão seu lugar é na prisão”

Haddad mencionou que o papel da Fazenda é o de colaborar para um bom ambiente de negócios no País, o que inclui apaziguar os ânimos do mercado quando há ruídos sobre ações do governo com estatais.

AINDA: Lula planeja acessar fundos da Eletrobras através de MP, papéis da companhia recuam

Haddad afirmou que a economia brasileira crescerá mais em 2024 do que as projeções da Pasta, atualmente em 2,2%. “Nossos técnicos terão de rever projeções, duvido que o Brasil cresça pouco”, disse.

MAIS: Míriam Leitão divulga informação errada ao afirmar que “Bolsonaro ir a embaixada estrangeira é sair do Brasil”

Haddad comentou que não vê muita incerteza no horizonte de curto prazo para a condução da política monetária e que a tendência é de melhoria no cenário externo até meados do ano. No Brasil, ele menciona um arrefecimento da inflação, principalmente em alimentos, e a janela de oportunidade para um ciclo positivo de crescimento.