Patrocinado

A unidade brasileira da Ford anunciou nesta quarta-feira que assinou acordo que permite o uso “imediato” de seu complexo fabril paralisado em Camaçari pelo governo da Bahia, que em paralelo tem tratado da instalação de uma fábrica de carros elétricos da chinesa BYD no local.

VEJA: Comissão da Câmara briga pela PEC de “comercialização de sangue”

O anúncio ocorreu dias antes de uma cerimônia marcada para 9 de outubro em que o presidente global da BYD, Wang Chuanfu; a presidente da montadora para as Américas, Stella Li; e o presidente da companhia no Brasil, Tyler Li, estarão em Camaçari para cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica da companhia na cidade.

SAIBA: Ministério da Saúde faz aquisição milionária sem licitação com empresa de um funcionário

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Barroso busca meios para excluir Marques e Mendonça dos julgamentos do 08 de janeiro na Suprema Corte

“A Ford e o governo da Bahia assinaram o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo Estado.

Entretanto, a montadora norte-americana não comentou o assunto.
Ford, BYD e governo da Bahia têm travado discussões paralelas no mínimo desde de o ano passado sobre a fábrica fechada pela montadora norte-americana em Camaçari em 2021.

A BYD, que tem promessa de investir 3 bilhões de reais no Brasil, porém não anunciou a previsão de geração de emprego.

MAIS: “Comunistas nervosos e com ações diretas contra mim”, afirma Milei sobre interferência de Lula

Vale lembrar que o mercado de carro zero no Brasil está em crise e as montadoras estão realizando paralização das atividades constantes, os pátios estão cheios de carros.

E mesmo assim, o governo Lula tem incentivado a instalação desta montadora chinesa no país neste momento. A BYD tinha expectativa de anunciar já no final do ano passado um acordo definitivo para a instalação de seu complexo fabril, formado inicialmente por uma fábrica de carros elétricos, no espaço ocupado pela Ford em Camaçari.

VEJA: Milhares de prefeitos vão ao TCU contra redução de repasse do governo Lula

Atualmente, a montadora chinesa trabalha com expectativa de iniciar a produção de carros eletrificados na Bahia no final de 2024.