Patrocinado

Governo Lula determina taxação de Pix pela Caixa. A Caixa informou que começará, a partir do dia 19 de julho, a cobrar tarifa Pix de clientes pessoa jurídica privada. A cobrança é autorizada desde novembro de 2020, conforme Resolução do Banco Central nº 30/2020, alguns bancos já aplicavam tarifas para a operação, contudo vários bancos ainda isentam pessoa jurídica de taxação via PIX.

Bancos que oferecem isenção de taxa para PIX Empresas 
Linker
Nubank
Inter 
C6 Bank 
Banco Original

Banco Cora, inclusive neste banco nem a conta empresa tem tarifa

Entretanto está lista pode aumentar ou diminuir a qualquer momento.

MAIS: Netflix entra no ramo gastronômico com restaurante

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VOCÊ SABE? Qual o patrimônio do milionário chefe do PCC Marcola?

Em nota, a Caixa afirmou : “a Caixa não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”.

Segundo o Banco Central, no caso das pessoas jurídicas, a instituição financeira pode cobrar tarifa:

LEIA: Gerdau anuncia investimento bilionário em Minas Gerais

  • Pelo envio e recebimento de recursos via Pix, com as finalidades de transferência e de compra;
  • Pela contratação de serviços acessórios relacionados ao envio ou ao recebimento de recursos via Pix que permitam que atividades complementares possam ser oferecidas especificamente às empresas.

A Caixa mesmo sem cobrar a tarifa Pix em anos anteriores vinha tendo forte lucro, entretanto, esta nova receita deve ser para financiar as veiculações da Caixa na mídia, que é uma característica do governo PT.

AINDA: Projeto aprovado na Câmara favorece laranjas e-ameaça sistema financeiro afirma transparência Brasil

A Caixa também tem patrocinado eventos como a parada LGBT. A estatal não vinha atuando desta forma na gestão anterior. O espaço está aberto caso a Caixa queira informar qual será a destinação desta nova receita da empresa que onera o cliente pessoa jurídica.