Governo Lula tem representantes em festa no navio iraniano no Rio. O governo Lula autorizou nesta semana que dois navios iranianos atracarem no Rio de Janeiro e levantou questionamentos de Israel e dos Estados Unidos. E, enquanto ainda se aguarda comentários de Brasília a essas críticas, novos detalhes sobre a polêmica chegada dessas embarcações já foram revelados.
LEIA: Senador americano pede sanções contra o Brasil após navios de guerra do Irã atracarem no país
Segundo o jornal, o governo brasileiro autorizou o enviou de representantes diplomáticos à fragata IRIS Dena para participar na terça-feira (28) das comemorações dos 120 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Irã.
A presença de oficiais da Marinha e do Itamaraty, não foi divulgada nos canais oficiais do governo. Os navios IRIS Makran e IRIS Dena têm permissão para permanecer no Rio de Janeiro até o dia 4 de março. Nesta quinta-feira (2), um dos navios pôde ser visto em frente à famosa zona balnear da Zona Sul carioca, enquanto o outro permanecia atracado.
SAIBA MAIS: Desemprego no Brasil em 2022 foi o menor dos últimos 7 anos
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções a ambos os navios no mês passado.
“Israel percebe o roubo de navios de guerra iranianos no Brasil há poucos dias como um acontecimento perigoso e lamentável “, disse, por sua vez, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat, em sua conta no Twitter. “O Brasil não deve conceder nenhum prêmio a um Estado perverso.”
MAIS INFORMAÇÃO: Lula é considerado “gordofóbico” após afirmação sobre excesso de alimentos no país
Os comentários de Haiat vieram um dia depois das declarações do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price. Respondendo à pergunta de um repórter sobre a chegada dos navios no Brasil, Price disse que Washington está discutindo o assunto com seus parceiros brasileiros e quer garantir que o Irã “não seja capaz de assumir uma posição de apoio, não seja capaz de assumir vantagem de outros em nosso hemisfério”.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
“Certamente não é o caso que o governo do Brasil, o povo brasileiro queria fazer algo que ajudaria um governo, um regime que é responsável por uma repressão brutal e violenta contra seu próprio povo”, acrescentou Kirby.
Informações com Estado de São Paulo
VEJA MAIS: Maior fundo de pensão da América Latina tem sindicalista indicado como gestor