Patrocinado
Início Governo Lula 3 Governo Lula tem representantes em festa no navio iraniano no Rio

Governo Lula tem representantes em festa no navio iraniano no Rio

Governo Lula tem representantes em festa no navio iraniano

Governo Lula tem representantes em festa no navio iraniano no Rio. O governo Lula autorizou nesta semana que dois navios iranianos atracarem no Rio de Janeiro e levantou questionamentos de Israel e dos Estados Unidos. E, enquanto ainda se aguarda comentários de Brasília a essas críticas, novos detalhes sobre a polêmica chegada dessas embarcações já foram revelados.

LEIA: Senador americano pede sanções contra o Brasil após navios de guerra do Irã atracarem no país

Segundo o jornal, o governo brasileiro autorizou o enviou de representantes diplomáticos à fragata IRIS Dena para participar na terça-feira (28) das comemorações dos 120 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Irã.

A presença de oficiais da Marinha e do Itamaraty, não foi divulgada nos canais oficiais do governo. Os navios IRIS Makran e IRIS Dena têm permissão para permanecer no Rio de Janeiro até o dia 4 de março. Nesta quinta-feira (2), um dos navios pôde ser visto em frente à famosa zona balnear da Zona Sul carioca, enquanto o outro permanecia atracado.

SAIBA MAIS: Desemprego no Brasil em 2022 foi o menor dos últimos 7 anos

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções a ambos os navios no mês passado.

“Israel percebe o roubo de navios de guerra iranianos no Brasil há poucos dias como um acontecimento perigoso e lamentável “, disse, por sua vez, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat, em sua conta no Twitter. “O Brasil não deve conceder nenhum prêmio a um Estado perverso.”

MAIS INFORMAÇÃO: Lula é considerado “gordofóbico” após afirmação sobre excesso de alimentos no país

Os comentários de Haiat vieram um dia depois das declarações do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price. Respondendo à pergunta de um repórter sobre a chegada dos navios no Brasil, Price disse que Washington está discutindo o assunto com seus parceiros brasileiros e quer garantir que o Irã “não seja capaz de assumir uma posição de apoio, não seja capaz de assumir vantagem de outros em nosso hemisfério”.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“Certamente não é o caso que o governo do Brasil, o povo brasileiro queria fazer algo que ajudaria um governo, um regime que é responsável por uma repressão brutal e violenta contra seu próprio povo”, acrescentou Kirby.

Informações com Estado de São Paulo

VEJA MAIS: Maior fundo de pensão da América Latina tem sindicalista indicado como gestor

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile