Patrocinado

Governo vai alterar política de preços da Petrobras, ações caem. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que a Petrobras terá mudanças em sua atual política de preços. A fala do político ocorreu em entrevista ao programa Conexão, da GloboNews, nesta quarta-feira, 5. Após a entrevista as ações da estatal viraram para queda por um tempo.

E AINDA: Lemann perde o posto de mais rico do Brasil Vicky Safra assume a posição

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.

Silveira classificou as atuais diretrizes como “verdadeiro absurdo” e afirmou que a empresa vai abandonar o Preço por Paridade Internacional (PPI). Para isso, vai levar em conta o mercado nacional, com a mudança na política adotada pela estatal para definir os valores. Ainda segundo o ministro, a medida, chamada de Preço de Competitividade Interno (PCI), deve reduzir entre R$ 0,22 e R$ 0,25 o preço do litro do diesel.

LEIA: Mercedes-Benz vai parar um turno de fábrica de caminhões em SP

De acordo com o ministro, a Petrobras (PETR3;Petr4) vai ter função de “amortecimento”, para amenizar o impacto das crises internacionais no preço petróleo, que acabam influenciando no valor dos combustíveis nas refinarias brasileiras.

“A Petrobras vai continuar sendo respeitada na sua governança e na sua natureza jurídica”, prometeu. “Mas nós vamos exigir da Petrobras, como controladores, que ela respeite o povo brasileiro. Que ela cumpra o que está na Lei das Estatais, na Constituição Federal, com a sua função estatal, que é criar um colchão de amortecimento nessas crises internacionais de preço dos combustíveis”, disse o ministro.

VEJA: Estatal fica na mão de petista ex-governador de Minas Gerais

Embora a medida não resolva o problema definitivamente, o ministro afirmou que a Petrobras tem muito para contribuir com a questão social brasileira, e a volatilidade internacional é um fator constante.

Silveira já havia indicado interesse em mudanças nas diretrizes, ao assumir o Ministério, em janeiro, e ressaltou a importância de implementar um desenho de mercado que promova a competição e preserve o consumidor da volatilidade do preço dos combustíveis.

SAIBA: Candidatura de Trump para presidência dos EUA dispara após indiciamento