Investimento no Brasil é o maior dos últimos 8 anos, mostra IBGE. A taxa de investimento do Brasil foi de 19,6% do PIB no terceiro trimestre de 2022, conforme mostrou o IBGE em seu relatório de indicadores de Contas Nacionais Trimestrais, o que representa um aumento na comparação anual, quando o país registrou uma taxa de investimento de 19,4% em 2021.
SAIBA MAIS: Bolsa Brasileira atinge menor nível pós pandemia
Esse também é o maior valor do indicador desde 2014, quando o país registrou uma taxa de 20% no 1° trimestre do ano.
Anteriormente, a taxa superou o valor de 20% em duas ocasiões, no 3° trimestre de 2009 e no 3° trimestre de 2012, quando o IBGE calculou uma taxa de investimento de 21,5% do PIB.
LEIA MAIS: Retaliação a Rússia petroleiros parados no Estreito de Bósforo
Paulo Guedes, Ministro da Economia, disse em evento realizado por Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) em maio deste ano que a taxa de investimento em 2022 atingiria a marca de 20%, e que esse resultado seria impulsionado pelo desempenho do setor privado.
MAIS INFORMAÇÃO: Prisão de Moraes está no STM e processo já tem relator
A taxa de investimento no Brasil é calculada pela proporção entre a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e o Produto Interno Bruto (PIB).
A FBCF é a operação do Sistema de Contas Nacionais (SCN) que registra a ampliação da capacidade produtiva futura de uma economia por meio de investimentos correntes em ativos fixos.
CONTINUE INFORMADO: Demissões chegam na Faria Lima lideradas pela XP
Ou seja, são os “bens produzidos factíveis de utilização repetida e contínua em outros processos produtivos por tempo superior a um ano sem, no entanto, serem efetivamente consumidos pelos mesmos”, conforme explica o IBGE.
Já o PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo Brasil. No 3° trimestre de 2022, a economia cresceu 0,4% ante o trimestre anterior.
VEJA ESTA: Operação da PF desmonta esquema de pirâmide financeira