IPO de aplicativo de namoro cria bilionária mais jovem do mundo. Isto porque as ações do Bumble abriram a 76 dólares, muito mais do que seu preço inicial de IPO, de 43 dólares por ação. A empresa fez sua estreia horas após a abertura dos mercados.
O Bumble é o segundo grande aplicativo de namoro a se tornar público, depois do IPO de 2015 do Match Group. O Match Group, inclusive, tentou comprar a empresa de Wolfe Herd em 2017 por 450 milhões de dólares.
Veja Também: Open Banking como funciona?
No entanto, com 76 dólares por ação no início desta tarde, a capitalização de mercado do Bumble é de 8,6 bilhões de dólares. em contrapartida, o Match Group, que também possui o aplicativo de namoro Tinder, tem uma capitalização de mercado de 45 bilhões de dólares.
Desta forma os resultados da IPO desta quinta-feira, 11, transformou a CEO e fundadora, Whitney Wolfe Herd, de 31 anos, na bilionária self-made mais jovem do mundo. Sua participação de quase 12% na empresa passou a valer 1,6 bilhão de dólares.
Do Tinder ao Bumble
Wolfe Herd trabalhou inicialmente no Tinder, e processou a empresa por assédio sexual. Ela alegou que seu ex-chefe e namorado, Justin Mateen, havia enviado ameaças, textos depreciativos de seu título de cofundadora do Tinder. O Tinder negou qualquer irregularidade, e o caso foi resolvido de forma rápida e confidencial.
Desta forma, após deixar o Tinder, Wolfe Herd trabalhou com Andrey Andreev, um bilionário russo que vinha criando aplicativos de namoro online de sucesso para os mercados europeu e latino-americano. No Bumble, apenas as mulheres podem iniciar uma conversa.
Entretanto, em novembro último Andreev saiu da empresa depois de rumores sobre sua liderança ser negativa para mulheres. Neste cenário a private equity Blackstone Group tentou comprar a participação de Andreev em novembro de 2020, em um negócio que avaliou a empresa em 3 bilhões de dólares.