Início Vender Empresa Itaú realiza segunda tentativa de compra da XP Inc

Itaú realiza segunda tentativa de compra da XP Inc

Itaú recompra de ações apresenta queda nos lucros superior expectativa
Patrocinado

Itaú realiza segunda tentativa de compra da XP Inc. A informação provém do formulário de referência entregue pelo banco à Comissão de Valores Mobiliários nesta quinta-feira (28), o Itaú informou que pagará R$ 7,9 bilhões em uma segunda aquisição pela compra de 11,36% do capital da XP.

Contudo, a informação mostra que a novela entre o Itaú Unibanco (ITUB4) e a XP Inc. (XPBR31) ainda deve continuar. Isto porque, aprimeira transação entre Itaú e XP Inc aconteceu em maio de 2017, quando o banco celebrou um contrato de para a aquisição de 49,9% do capital social da holding. Naquele momento, a corretora foi avaliada em R$ 12 bilhões e o contrato feito previa o aumento da participação do banco de forma escalonada, até atingir 75% do capital, em 2022.

Publicidade

Itausa vende capital da XP superior a 2% do capital total

No entanto, o Banco Central proibiu o Itaú de comprar o controle da XP Inc em 2018, ao alegar controle de concentração de mercado com a conclusão da transação. Posteriormente, o BC divulgou o seu estudo que motivou a decisão.

Mas antes de encerrar o negócio com a XP, o Itaú precisava comprar 11,38% de participação na holding para concluir os compromissos contratuais já estabelecidos. Como a fusão deixou de ser uma opção, o Banco Central autorizou a transação dessa participação, visto que se trata de um percentual minoritário que não dará ao Itaú controle da XP.

Fundo Imobiliário NSLU11 adia pagamento de dividendos

Entretanto, o Itaú esclarece que a aquisição da XP já está aprovada pelo Banco Central e por órgãos reguladores no exterior, sendo a última aprovação recebida em 13 de abril de 2022. A operação deverá acontecer no segundo trimestre deste ano.

No entanto, o CEO do Itaú, Milton Maluhy, afirmou que a compra dessa fatia da XP não se trata de uma operação opcional, que pode ou não ser exercida, mas sim uma questão contratual que deve ser concretizada.

Por fim, a nova fatia da XP Inc a ser adquirida pelo Itaú não deverá ficar nas mãos do banco por muito tempo. A intenção dos diretores é alienar os papéis algum tempo depois da aquisição. Esta informação é do Broadcast, que não deu maiores detalhes.

CSLL de instituições financeiras é elevada por MP

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada