Patrocinado

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger refutou, nesta terça-feira (9), as acusações de conspiração feitas pela CNN Brasil em relação as denúncias de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente Lula (PT).

A reportagem da CNN sugeriu que as denuncias estariam sendo feitas em cooperação com deputados da oposição e que foram combinados durante uma viagem aos Estados Unidos realizada em março deste ano, quando o grupo liderado por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se encontrou com Donald Trump.

LEIA: Musk responde a vídeo de Moraes e afirma que Congresso americano consultou X sobre censura no Brasil

No entanto, Shellenberger refutou a emissora e disse que se trata de uma teoria da conspiração. Ele, que conseguiu encontrar documentos da rede social X que provam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria influenciado nas eleições presidenciais de 2022, afirmou que não há evidências para sustentar essa teoria divulgada pelo canal.

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Empresário internacional afirma que funcionários do X no Brasil estão sob ameaça de prisão e Moraes é um “ditador brutal”

– Fui convidado há muitos meses para palestrar no Fórum pela Liberdade no Rio Grande do Sul. Antes de chegar, meus colegas jornalistas brasileiros, David Agape e Eli Viera, me pediram para ver se havia algum arquivo do Twitter no Brasil. Olhei e descobri que havia. O que descobrimos nos chocou: Alexandre de Moraes e outros funcionários do governo ameaçaram processar criminalmente o advogado do Twitter no Brasil se ele não entregasse informações privadas e pessoais, incluindo números de telefone das pessoas e suas mensagens diretas pessoais – revelou o jornalista.

Shellenberger diz também que ninguém além dele, Agape e Viera sabiam da existência desses documentos, batizados de Twitter Files Brasil, até o momento que foram publicados.

– Depois que ficou claro que muitos brasileiros estavam interessados em falar comigo sobre os arquivos do Twitter, adiei em uma semana meu retorno aos Estados Unidos – contou ele, que passou a dar entrevistas para vários veículos e também a conhecer parlamentares da oposição.

LEIA: Felipe Neto tinha acesso privilegiado ao Twitter e controlava perfis desde 2021

O jornalista afirma ainda que a CNN está cometendo uma desinformação e que toda essa história ele contou pessoalmente a repórteres da emissora na noite do último domingo (7) e que, ao que tudo indica, os profissionais da empresa não conversam entre si.

– Se a CNN tivesse feito o seu trabalho, poderia ter aprendido tudo isto comigo antes de publicar a sua “desinformação”. Na verdade, a CNN me entrevistou há duas noites [último domingo (7)] e contei aos dois repórteres como surgiu o Twitter Files – Brasil. Aparentemente, os repórteres da CNN não conversam entre si.

“Estou tentando ser gentil com isso, mas com o segmento abaixo, a CNN não está se comportando como uma mídia de notícias justa e equilibrada. Está se comportando como um teórico da conspiração irresponsável, carregando água para o governo Lula. Pelo menos você não me verá exigindo que o governo censure a CNN”.

MAIS: UBS alerta investidores sobre autoritarismo e vê bomba-relógio no setor de energia do Brasil