Patrocinado

Estudantes que participaram da cerimônia de lançamento do Plano Juventude Negra, nesta quinta-feira, 21, deixaram o local ainda durante a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início da declaração do chefe do Executivo, as arquibancadas estavam ocupadas por jovens; já ao término do discurso, havia diversas partes vazias.

LEIA: Brasil cai no índice de liberdade econômica em 2023 e fica abaixo até da Nicarágua

De acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o esvaziamento se deu por conta de um atraso do evento. Segundo ele, os estudantes tinham horário para retornar aos ônibus que os trouxeram. Desta forma, as pessoas que participaram do evento de Lula foram como sempre nas caravanas organizadas por seus assessores. Não ficou claro quem pagou os ônibus.

O ex-presidente Bolsonaro sempre teve e ainda continua tendo seus eventos lotados, sem necessidade de organizar caravanas, nem mesmo custeá-las.

SAIBA: Brasil tem recorde de pedidos de seguro-desemprego no 1º bimestre

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Lula gastou mais de R$ 200 mil para comprar móveis pois afirmou que Bolsonaro havia levado. Os móveis foram encontrados na residência oficial

Apesar da avaliação do ministro, a participação do presidente estava prevista para as 10h. A declaração do presidente teve início às 10h55 e terminou às 11h19.

Normalmente, os eventos promovidos pelo governo federal têm uma faixa de atraso de cerca um 1h para o início das cerimônias.
Conforme antecipou o Estadão/Broadcast, o Plano Juventude Negra Viva traz ações transversais em 18 ministérios para combate ao racismo e preservação da vida da população negra.

O plano inclui medidas que vão desde a aquisição de câmeras corporais para uso policial até programa de incentivo a cursinhos populares.

VEJA: Ministro afirma que STF ajudou enterrar a Lava Jato e duvida que integrantes da Corte saiam à rua livremente

O governo Lula insiste na segregação das pessoas por raça, gênero e outros itens, sendo que a própria Constituição Federal determina que todos são iguais perante a lei. Desta forma, qualquer pessoa que se sinta lesada, deverá procurar seus direitos e os mesmos serão resguardados.

Pelo menos deveria ser assim, contudo, nas palavras do ministro aposentado do STF, Marco Aurélio de Melo, “vivemos tempos estranhos no Brasil, com as ações da Suprema Corte”.

MAIS: Após anunciar fechamento de 60% das lojas rede de supermercados pede recuperação judicial no Brasil

Na cerimônia, o presidente Lula cobrou que o corpo de ministros divulgue as políticas públicas do governo federal, diante da queda da popularidade da gestão nas pesquisas de opinião. Ao ordenar que os chefes das pastas viagem pelo Brasil, Lula disse que, sem divulgação, os programas se mostram “natimortos”.

VEJA: Lula gastou mais de R$ 200 mil para comprar móveis pois afirmou que Bolsonaro havia levado. Os móveis foram encontrados na residência oficial