Patrocinado
Início Renda Variável Mercado Futuro Juros Devem Manter Queda por Longo Período no País

Juros Devem Manter Queda por Longo Período no País

Selic deve continuar queda sinaliza BC

Juros Devem Manter Queda por Longo Período no País

Especialistas acreditam que ao divulgar ontem o Relatório de Inflação, o Banco Central (BC) deixou claro que vai continuar reduzindo a taxa básica dos juros (Selic). É provável que a economia conviverá com juros historicamente baixos por um bom tempo.

O BC indicou que, mesmo que a Selic caia dos atuais 8,25% para 7% ao ano e seja mantida nesse patamar até o fim de 2018. A inflação, IPCA ficará dentro das metas fixadas até 2020.

A expectativa de juros e inflação menores já leva os economistas a revisar, para cima, as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este e o próximo ano.

Acredita-se na sustentabilidade da queda. O mercado trabalha com a possibilidade de a Selic cair abaixo de 7% no início do próximo ano. Com isso, o juro básico, que serve de referência para toda a economia, cairia ao menor nível da história.

O forte recuo do IPCA, que nos 12 meses até agosto ficou em 2,5%, mesmo valor da prévia da inflação de setembro.

Outro ponto importante desta configuração de tendência, é a antecipação do pagamento de R$ 180 bilhões do BNDES ao Tesouro Nacional. A medida ajudará a manter a dívida pública estável em 2018.

 

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile