Patrocinado

O dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, afirmou na sexta-feira 2, que a política do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para legalizar imigrantes seria uma “estratégia” que consistiria, de acordo com o bilionário, em 1) deixar entrar o maior número de pessoas em situação ilegal nos EUA e 2) legalizar a situação de todos para ter uma “maioria permanente, um país de 1 partido só”.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

“É por isso que incentivam tanta imigração ilegal. Simples, mas eficaz”, escreveu Musk.

A mensagem de Musk é acompanhada de uma reportagem da agência de notícias Associated Press de 16 de janeiro de 2021 com o título: “Biden terá como prioridade legalizar a situação de milhões de imigrantes”. O democrata tomou posse em 20 de janeiro de 2021.

LEIA: Itaú Unibanco tem lucro superior a R$ 35 bilhões

Texas em briga com Biden para controlar a superpopulação de imigrantes

A mensagem de Musk foi compartilhada em um momento de disputa entre Biden e o Estado do Texas. A Suprema Corte do país deu ao Executivo autorização para remover arames farpados colocados na fronteira com o México por autoridades estaduais.

No entanto, mesmo depois da determinação da Suprema Corte, o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, afirmou que reforçará as barreiras para “proteger ainda mais” a região. “Nós vamos fazer com que a entrada ilegal no Texas fique impossível, e isso inclui manter a Guarda Nacional na fronteira, construir mais barreiras, como fez ex-presidente [Donald] Trump, assim como estendendo os arames farpados pelo Estado do Texas”, afirmou em entrevista à Bloomberg em 25 de janeiro.

SAIBA: Infraestrutura tem redução de investimento no primeiro ano de governo, mesmo com rombo recorde

Depois da decisão da Corte, ao menos 27 dos 50 governadores norte-americanos saíram em defesa de Abbott. Entre os republicanos, 25 assinaram declaração conjunta em apoio às autoridades estaduais e ao direito de “autodefesa” do Texas.

MAIS: Após Transparência Internacional indicar aumento da corrupção no Brasil, Toffoli determina investigação da ONG

O governador de Vermont, Phill Scott, foi o único dos republicanos que se manteve neutro sobre o assunto. Depois que a carta foi divulgada, só 1 democrata, Jared Polis, governador do Colorado, expressou apoio às políticas de Abbott, incluindo a manutenção das cercas de arame farpado na fronteira.

LEIA: Trump afirma que não permitirá criação de moeda americana digital

Em contrapartida, 10 governadores alinhados a Biden se posicionaram contra as medidas de controle de imigração adotadas pelo Texas. A maioria dos 23 governadores democratas (12) não se manifestou sobre a disputa na região.