Lei dos Criptoativos é sancionada por Bolsonaro

Bolsonaro é vítima de mentiras para tentar desacreditar o governo confirma MP
Patrocinado

Lei dos Criptoativos é sancionada por Bolsonaro. O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem a agora Lei 14.478, que regulamenta o setor de criptoativos no Brasil, segundo publicação no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22). O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 29 de novembro e tinha até ontem para ser sancionado.

LEIA TAMBÉM: Real digital deve ser lançado em 2024

A partir desta data, a lei entra em vigor em 180 dia, tempo determinado para que as empresas do setor se adequem às novas regras.

Com a lei, o país agora passa a contar com o novo crime de estelionato especializado em ativos virtuais, com pena entre 4 e 8 anos e multa. Além disso, as companhias que atuam com criptoativos, como exchanges e intermediárias de negociação, agora precisa obter a licença para “prestador de serviços virtuais”.

MAIS INFORMAÇÃO: Energia elétrica de Itaipu terá redução na tarifa 38,9%

As novas regras também determinam a competência dos órgãos reguladores sobre o mercado. Criptoativos que forem considerados como valores mobiliários ficarão sob a alçada da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), enquanto os ativos que não entrarem nessa categoria serão responsabilidade de outro órgão que será nomeado pelo Poder Executivo.

MAIS INFORMAÇÃO: Supostos policiais infiltrados são retirados do QG de Brasília pelo exército

Com esta regulamentação o Brasil se coloca em posição de destaque frente as grandes economias do mundo em relação a regulação do setor. Com regras específicas e o reconhecimento desta indústria, a expectativa é que o país possa atrair novos investidores e empreendedores do setor, afirmam especialistas.

VOCÊ SABIA? Votando por celular Câmara aumenta os próprios salários e de Lula. Preocupação com teto de gastos virou pizza

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada