Real digital deve ser lançado em 2024

Roberto Campos Neto Tem Indicação Aprovada pelo Senado ao Banco Central
Roberto Campos Neto
Patrocinado

Real digital deve ser lançado em 2024. O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, afirmou que a entidade deve lançar o real digital em 2024.

“A gente quer um piloto em 2023 e em 2024 eu gostaria de ter um lançamento”, falou Neto em um evento organizado pelo site Poder 360, em Brasília. De acordo com o presidente do BC, o design da moeda digital do BC, que deve ser tokenizada, incentivaria outros bancos a adotar o modelo, ganhando eficiência.

LEIA MAIS: Leilão da Aneel fica com Cemig, Taesa entre outras

“Se a moeda digital for realmente um depósito tokenizado, ela herda toda a regulamentação que já se aplica aos depósitos.”

Ideias sobre a formato e a emissão do dinheiro digital nacional vêm sendo discutidas pelos membros da instituição desde 2020. Naquele ano, foi criado um grupo de trabalho sobre o tema.

MAIS INFORMAÇÃO: Gabriel Chalita deve ser o Ministro da Educação de Lula, indicado por Alexandre de Moraes

De acordo com a Reuters, no evento Neto falou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a ideia de uma moeda digital tokenizada.

Na segunda-feira (12), o BC divulgou que está criando um grupo de trabalho que reúne vários departamentos para estudar maneiras de fazer custódia, negociação e liquidação de ativos por meio de blockckchains.

ENTENDA MAIS: Conheça os relatores dos processos no STM contra Moraes