Gabriel Chalita deve ser o Ministro da Educação de Lula, indicado por Alexandre de Moraes

gabriel chalita indicado por moraes e lula
Imagem: Gabriel Chalita sócio da Barci de Moraes Advogados
Patrocinado

Gabriel Chalita deve ser o Ministro da Educação indicado por Moraes. Próximo de Alckmin e do PT, Chalita foi o responsável por articular a chapa entre o ex-tucano e Lula que venceu a eleição presidencial de 2022. Ele também é sócio da esposa de Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, na empresa Barci de Moraes Advogados, a informação foi divulgada pelo Jornalista investigativo Oswaldo Eustáquio, nesta sexta-feira 16.

Foi justamente no apartamento de Chalita em Higienópolis, bairro nobre da área central de São Paulo, em que Lula e Alckmin tiveram o primeiro encontro para tratar da possível aliança, em 2021.

LEIA AINDA: Após diplomação ministros da Suprema Corte vão a festa com Lula

E foi lá também que, na noite do último domingo (6), Chalita reuniu amigos para celebrar os 70 anos de Alckmin, que fez aniversário na segunda-feira (7). Lula chegou aos 77 em 27 de outubro.

O apartamento fica a poucos metros do edifício onde morava Jô Soares e do prédio onde vive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

SAIBA MAIS: Agro do Brasil supera US$ 10 bi em exportações mensais pela primeira vez no Brasil

A lista de convidados teve a aprovação de dona Lu Alckmin, esposa do vice-presidente eleito. Estiveram presentes alguns políticos – entre eles, vários ministeriáveis –, amigos fiéis de longa data e personalidades da mídia. Lula participou ao lado da mulher, a socióloga Rosângela Silva, a janja.

empresa de esposa de alexandre de moraes e chalita
Empresa da esposa de Alexandre de Moraes onde Chalita é sócio

VEJA TAMBÉM: Conheça os relatores dos processos no STM contra Moraes

Segundo um dos presentes, Chalita foi o único a discursar. Ele agradeceu a coragem de Lula e Alckmin de se unirem “porque o país pode mais do que está vivendo”, e disse que “o Brasil agora está respirando”.

“Clima de confraternização. O Alckmin [foi] muito bem recebido, e Lu [mulher de Alckmin] é prata da casa. Falamos para ela que ela ganhou a militância do PT”, disse Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas e que esteve no jantar.

SAIBA MAIS: Ministra da Cultura de Lula tem débito milionário com os cofres públicos

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB-RJ), e o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, também participaram.

Também estiveram presentes políticos cotados a participar do governo Lula, como os petistas Fernando Haddad, Alexandre Padilha e Edinho Silva; os economistas Gabriel Galipolo e Persio Arida; a cardiologista Ludhmila Hajjar; e os advogados Cristiano Zanin e Pierpaolo Bottini.

A revista Veja também tem publicação recente sobre o assunto.

MAIS INFORMAÇÃO: Quem é o ministro da justiça indicado por Lula e escândalos

(Com informação o Vale)