Patrocinado

Líder do governo Lula posta informação falsa e economista mostra a verdade. O deputado federal Zeca Dirceu é o líder do PT na Câmara. Ele postou uma informação em sua conta do Twitter sobre inflação enaltecendo os números com Lula em comparação com o governo de Jair Bolsonaro.

LEIA: Mais da metade das indústrias acreditam em mais endividamento no 2º semestre

Entretanto, esses dados estão incorreto. Nas redes sociais a informação falsa é chacota, entre muitas que petistas tem postado constantemente.

ENTENDA: Sob Lula gasolina subiu 11,8%. Controle de preços da Petrobras não segurou

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Tesouro sugere tirar dívidas de precatório do Arcabouço para liberar receitas ao governo Lula e evitar rombo

O economista Alan Ghani, que também é podcaster e comentarista do grupo Jovem Pan explicou as mentiras colocada no post de fake News.

O economista explica que se trata de fake news e por vários motivos. Segundo Ghani, o deputado comete quatro fake news em um único posto.

“Primeiro ele coloca o dado como se fosse mensal e omite que se trata de uma inflação acumulada nos últimos 12 meses, então esta é a primeira fake news”, afirma.

LEIA: Brasil tem aumento da dívida pública de quase 3% apenas em junho

Zeca Dirceu também trata dados da economia sem considerar o contexto de cada momento que compara. O deputado menciona dados de Bolsonaro desconsiderando um mundo pós pandemia, com muitos problemas criados por ela. Onde a inflação era extremamente elevada não só no Brasil mas no mundo. Porque a maior parte dos Bancos Centrais imprimiram dinheiro para injetar na economia, a demanda foi reprimida e a oferta destruída pelo fechamento dos negócios. Desta forma se tinha um cenário inflacionário perfeito.”E com todo este cenário o Brasil conseguiu domar relativamente bem a inflação. Tanto é que o presidente do Banco Central recebeu um prêmio Internacional pelo bom trabalho no combate à inflação. Então essa é a segunda fake news, ele desconsiderou completamente o contexto”, explicou.

AINDA: Mais da metade das indústrias acreditam em mais endividamento no 2º semestre

Já a terceira notícia falsa é esse número de agora representa os últimos 12 meses, então nesses últimos 12 meses teve ali o controle inflacionário do Jair Bolsonaro em 2022. Mas Zeca Dirceu coloca como se fosse apenas mérito do governo do PT, na verdade a parte que houve o controle inflacionário no final de 2022 decorre principalmente do governo Jair Bolsonaro, explicou. (veja vídeo abaixo)

Políticas acertadas do Banco Central e também as desonerações fiscais, então essa é a terceira fake news, finalizou.

Já a quarta fake news “é que o mérito é do Banco Central, porque quem controla a inflação, que tem a missão de controlar a inflação é o Banco Central. E o governo PT demoniza tanto o Banco Central que é tão demonizado, e tem conseguido fazer um bom trabalho no combate à inflação”.

AINDA: Ministros do STF mudam votos e acenam a Lula, após Barroso afirmar, “nós vencemos o bolsonarismo”

O economista termina afirmando que portanto só tem fake no post de Zeca Dirceu.

Quando questionado se ele acreditava que as informações falsas divulgadas pelo deputado no Twitter eram por desconhecimento e imprecisão ou apenas má-fé. A resposta rápida foi “má-fé”.