Lojas autônomas sem funcionários é aposta do Carrefour para crescer

Carrefour Brasil é retirado de índice de sustentabilidade pela S&P Dow Jones
Patrocinado

Lojas autônomas sem funcionários é aposta do Carrefour para crescer. E assim, busca ser a “loja do futuro”: supermercado no qual o consumidor possa entrar, fazer a compra, pagar por meio de aplicativo e sair sem contato com absolutamente nenhum atendente humano.

Contudo, segundo o diretor de Proximidade, João Gravata, a divisão Express, vai ser mais acelerado do que o outro modelo de loja de conveniência”.

Investidores estrangeiros de olho nas ações da Vale e Petrobras

E assim, a ideia, segundo plano de negócios da maior varejista de alimentos e bebidas do País para 2022, é acelerar a abertura das lojas autônomas em condomínios residenciais em ritmo superior à expansão dos pontos convencionais com a bandeira Express, do segmento de minimarket.

No Carrefour (CRFB3), o projeto de lojas autônomas começou a ser desenhado antes do início da pandemia de covid-19. Com tecnologia nacional, desenvolvida pela própria empresa, o projeto da primeira loja do tipo recebeu sinal verde em 2020.

JP Morgan aponta desafios de Bitcoin e Ethereum

Desta forma, as duas primeiras lojas autônomas foram abertas em dezembro de 2020: uma em condomínio residencial e outra num espaço de coworking. “A grande oportunidade veio com a pandemia e o isolamento social”, diz Gravata, do Carrefour.

Entretanto, os primeiros resultados mostram que se trata de um negócio promissor. Pelo tamanho reduzido, de 15 a 50 metros quadrados, o investimento numa loja autônoma chega a ser um décimo do gasto numa loja convencional Express na rua. Porém, o valor médio das vendas da loja autônoma se equipara ao de uma unidade Express em bairros residenciais.

Como escolher e diversificar seus investimentos

Atualmente, são 14 lojas autônomas em funcionamento, das quais, metade foi inaugurada há apenas um mês. Do total, 12 estão em condomínios residenciais de apartamentos e casas.

Entretanto, o varejista se pautou na concorrência. o Hirota, rede local do setor de supermercados, por exemplo, estreou no segmento de loja autônoma em condomínios residenciais em julho de 2020. Desta forma, a rede concorrente tem 70 unidades em operação. Neste ano, serão abertos mais 52 pontos. “Esse segmento será o nosso foco em 2022”.