Lucro do Itaú Unibanco tem alta no 4º trimestre de 12,6%

Lucro do Itaú Unibanco tem alta no 4º trimestre de 12,6%
Patrocinado

Lucro do Itaú Unibanco tem alta no 4º trimestre de 12,6%, a empresa é o maior banco em ativos do país. Contudo, o resultado se deve principalmente por conta do crescimento do crédito ao consumidor, das comissões do banco de investimento e das taxas de administração de fundos.

Em contrapartida ao lucro crescente, o Itaú reduziu o percentual de lucro distribuído aos acionistas, O percentual atual esta em 66,2%, ante a 87,2%, somando 18,8 bilhões de reais. Embora o crescimento da carteira de empréstimos tenha acelerado no trimestre para 2,6%. O impulsionador é o crédito ao consumidor. O Banco registrou maiores perdas em empréstimos corporativos, principalmente em suas unidades no Chile e na Colômbia.

Veja também:

Uber promete ano com marco em lucros.

Via Varejo compra 80% do banco Banqi.

O banco aproveitou para reforçar as provisões após registrar ganhos extraordinários com o aumento da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Movimento este semelhante ao dos rivais Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11).

Entretanto, as taxas de administração de fundos e as comissões do banco de investimento compensaram uma concorrência mais acirrada nos negócios de pagamentos de empresas novatas no mercado, como PagSeguro e StoneCo.

Outra tacada certeira do itau foi um ganho extraordinário de quase 2 bilhões de reais. Tudo graças a maior corretora digital do Brasil XP. A quall o Itaú possui uma participação minoritária, listou suas ações na Nasdaq em dezembro.

Na próxima terça-feira, 11.o  presidente-executivo, Candido Bracher, do banco irá participar de coletiva com jornalista para falar dos resultados.

O banco já informou que tem o objetivo de aumentar os empréstimos deve crescer entre 8,5% e 11,5% este ano. Isto em linha com o crescimento de 10,9% em 2019, apesar da recuperação econômica do Brasil.