Vale perde para Rio Tinto o titulo de maior produtora global de minério de ferro

Vale perde para Rio Tinto o titulo de maior produtora global de minério de ferro
Patrocinado

Vale perde para Rio Tinto o titulo de maior produtora global de minério de ferro. A empresa informou nesta terça-feira,11, que produziu 301,97 milhões de toneladas de minério de ferro em 2019. O número representa uma queda de 21,5% comparado a 2018. Contudo, em meio a paradas de produção devido ao rompimento de barragem em Brumadinho (MG).

Em outras palavras, com o rompimento a Vale foi levada a interromper diversas atividades em Minas Gerais, em meio a uma revisão dos padrões de segurança operacional. Antes do desastre, a empresa planejava atingir produção de 400 milhões de toneladas no ano passado, patamar que agora poderá ser atingido apenas a partir de 2022, segundo informações publicadas anteriormente pela companhia.

Os efeitos das paradas, entretanto, foram parcialmente compensados pelo aumento da produção na mina S11D –maior empreendimento de sua história–, redução de estoques em 14 milhões de toneladas e retomada gradual de operações em algumas minas.

Veja também:

Lucro do Itau tem alta de 12,6% no quarto trimestre.

Uber promete ano com marco em lucro.

Em decorrência disto, as vendas de minério de ferro em 2019 foram de 269,3 milhões de toneladas. O que representa uma queda de 12,8% na comparação anual. As vendas de pelotas atingiram 43,199 milhões de toneladas, queda de 23,7% ante 2018.

Em contrapartida, no quarto trimestre, a mineradora produziu 78,344 milhões de toneladas de minério de ferro. O que representa um recuo de 22,4% ante o mesmo período de 2018. Já as vendas da commodity somaram 77,9 milhões de toneladas no último trimestre do ano passado, queda de apenas 3,2% na comparação anual.

Contudo, a produção de minério de ferro da Rio Tinto no quarto trimestre somou 83,6 milhões de toneladas. Um resultado que apontou uma extração anual de 326,7 milhões de toneladas, patamar próximo dos embarques registrados pela anglo-australiana.

Um grande número de analistas continua acreditando em uma crescente de resultados da Vale. Os fortes números de vendas da Vale para minério de ferro no quarto trimestre foram o principal destaque positivo na visão dos especialistas. Juntamente com o fato de que o guidance… para 2020 foi mantido inalterado.

No entanto, a Vale também informou que está em conversas com autoridades para retomar a capacidade produtiva de 40 milhões de toneladas por ano com as operações de Timbopeba, Fábrica e Complexo Vargem Grande, que passam por revisões de segurança.