Patrocinado
Início Governo Lula 3 Lula acaba com avaliação da sociedade sobre Estatais. Lula manda as “favas...

Lula acaba com avaliação da sociedade sobre Estatais. Lula manda as “favas interesse nacional”, afirma Estadão

dívida pública no governo Lula

Lula acaba com avaliação da sociedade sobre Estatais. Lula manda as “favas interesse nacional”, afirma Estadão. “A aversão do governo Lula à privatização, sobretudo ao programa definido por seu antecessor, Jair Bolsonaro, não gera estranhamento”, informou o Estadão. “Sua defesa à preservação das empresas públicas nos palanques eleitorais de 2022 segue a mesma veia estatista de seus dois mandatos anteriores e da cartilha doutrinária do PT. Surpreendente seria Lula, em seu terceiro mandato, trilhar um caminho liberal nessa seara.”

LEIA: Sem fatos para tratar com a sociedade, Lula usa live para criticar comida de banquetes

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Ex-chefe da PM preso conta a CPMI que procurou o interventor no dia das manifestações mas foi ignorado

A extinção se refere ao fim das avaliações periódicas de sustentabilidade econômico-financeira das estatais pelo Conselho Nacional de Desestatização, eliminadas via decreto na quarta-feira 28. De acordo com o jornal, a ação do governo petista “limita a transparência”.

Em um editorial, o jornal O Estado de S. Paulo criticou um decreto do governo Lula que extinguiu as avaliações para definir se estatais atendem a seus fins constitucionais.

Segundo o jornal, a canetada do presidente “determinou o fim de um dos principais instrumentos legais para a União e a sociedade brasileira examinarem se as estatais federais continuam a atender aos seus imperativos constitucionais ou se a melhor opção seria privatizá-las”.

VEJA: Governador de São Paulo pede ajuda a deputados para barrar Reforma Tributária perigosa do governo federal

O Estadão ainda citou a retirada de sete estatais do Programa Nacional de Desestatização, entre elas os Correios e a Empresa Brasil de Comunicação. Na ocasião, ao referir-se à saída das estatais, o governo alegou que seu objetivo era “reforçar o papel destas empresas na oferta de cidadania e ampliar ainda mais os investimentos”.

MAIS: Ex-diretora da Americanas transferiu patrimônio ao filho antes de escândalo

“O argumento oficial não poderia ser mais inconsistente diante dos exíguos recursos do Estado para elevar a competitividade e a missão das estatais”, informou o jornal. “Contrasta ainda com a ampliação da cobertura de serviços de energia e telecomunicações aos cidadãos brasileiros verificada a partir das privatizações dos anos 1990. Mas, nos delírios estatólatras do lulopetismo, isso não tem a menor importância.“

ENTENDA: Governo publica nova regra de taxação de compras internacionais online

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile