Patrocinado

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conseguiu indicar a nova liderança da Caixa Econômica Federal, banco que está envolvido em negociações de verbas de publicidade com uma empresa da qual seu filho é sócio.

LEIA: Dino comete crime de responsabilidade em comissão da Câmara

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Resultados de empresas e política afastam investidores e Bolsa cai

Conforme informações da Folha de S.Paulo, Arthur Lira Filho, de 23 anos, é um dos sócios da Omnia 360, empresa responsável por representar veículos de mídia que participam de campanhas publicitárias da Caixa e de outros órgãos públicos.

LEIA: Saiba quanto custou o patrocínio da Caixa e governo federal para a exposição, políticos no lixo e bandeira de maconha

A OPL Digital e a RZK Digital são clientes da Omnia 360 e foram incluídas na lista de veículos de mídia que participaram das campanhas publicitárias da Caixa em 2022 e 2023.

A Rocket Digital também presta serviços à Caixa e tem como proprietários Maria Cavalcante, que é sócia da Omnia 360, e Rodolfo Maluf Darakdjian, que é o dono da OPL.

Maria Cavalcante é filha de Luciano Cavalcante, um ex-assessor de Arthur Lira que foi alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada a suspeitas de desvios na compra de kits de robótica. O inquérito foi suspenso em julho por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

AINDA: Após Lira ganhar Caixa Câmara aprova taxar offshores

A Omnia não possui contratos diretos com a Caixa ou órgãos públicos. Seu modelo de negócios envolve ganhar comissões das veículos de mídia que ela representa quando essas empresas veiculam anúncios em diversos meios, como outdoors ou na internet.

A empresa de Arthur Lira Filho atua representando e auxiliando os veículos de mídia em reuniões e negociações. Registros da Caixa mostram que houve 26 entradas de sócios da Omnia na instituição entre 2021 e 2022, sendo 4 delas de Lira Filho.

MAIS: Senacon processa Magalu e Shopee por venda de substância “sem comprovação científica”

O que diz a Caixa ? 
As informações foram repassadas pela Caixa à Folha após pedido via LAI (Lei de Acesso à Informação). O banco afirmou que não recebeu representantes da empresa em 2023.

Com relação a não divulgação dos valores pagos para veículos de mídia, o banco alegou que essa informação é estratégica e deve ser mantida sob sigilo.

LEIA: Lira vai á justiça para censurar canal de esquerda com denúncias sobre ele

“Os critérios de escolha de cada veículo, a negociação comercial praticada e os objetivos de sua utilização são considerados informações estratégicas negociais da Caixa e de alta relevância para manutenção da competitividade deste banco no mercado bancário”, declarou o banco via LAI.

A Caixa também confirmou que representantes da Omnia realizaram reuniões com funcionários do banco responsáveis pela publicidade e estratégias de marketing.

Até o momento, Caixa, Omnia, OPL, RZK e Rocket não responderam às perguntas sobre possíveis conflitos de interesse nas relações do banco com o filho de Arthur Lira. Além disso, o presidente da Câmara optou por não comentar o assunto.

MAIS: Ex-vereador do PT é colocado por Lula no Cade que controla bilhões

Novo comando da Caixa
Arthur Lira indicou Carlos Antônio Vieira Fernandes, funcionário de carreira, para a presidência do banco. O governo Lula anunciou nesta quarta-feira, 25, que ele substituirá Rita Serrano no comando da Caixa.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada