Patrocinado

Lula libera a troca de comando do Ministério do Turismo. O chefe do Estado, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu sinal verde para a mudança na liderança do Ministério do Turismo, com a Ministra Daniela Carneiro (União-RJ) preparando-se para a saída.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Corregedor do CNJ vai avaliar depósitos judiciais de R$ 300 milhões na Lava Jato

Embora a posição oficial do governo seja de indecisão, fontes internas do Palácio do Planalto confirmaram ao G1 que Lula já tomou a decisão de fazer uma mudança no Ministério do Turismo, com um colega do Congresso já informado da mudança iminente.

O partido União Brasil, que inclui Daniela entre seus três ministros no governo, insiste que a ministra não é representativa da bancada partidária e a considera uma escolha pessoal de Lula. Isso se deve, em parte, ao fato de que Carneiro é casada com o prefeito Waguinho de Belford Roxo, que apoiou Lula no segundo turno das eleições.

MAIS: Viagens internacionais sem retorno factível. Primeiro semestre do governo controverso

O União Brasil tem pressionado pela substituição de Carneiro para garantir o apoio do partido ao governo na Câmara, principalmente após Waguinho ter recentemente trocado de partido para o Republicanos, com Carneiro esperado para fazer o mesmo em breve. O União Brasil, partido de Daniela, já indicou inclusive um substituto: o deputado federal Celso Sabino, do Pará.

No entanto, um parlamentar de destaque do União Brasil expressou que, embora a mudança de ministério melhore o relacionamento do partido com o governo, seria “ilusório” para o governo contar totalmente com os votos dos 47 deputados do partido.

A escolha de Daniela para pasta nunca foi positiva visto que ela é acusada de envolvimento com milicianos, além de desvio de verba de campanha.

LEIA: STJ reduz pena de traficante presa com mais de 500 kg de drogas

A substituição deve acontecer nas próximas semanas. Uma das pautas da reunião de hoje foi também definir o melhor momento. Segundo informações do Planalto, esse cuidado é do próprio presidente, pois ele é “muito caro” a Daniela e ao marido dela Waguinho, pelo apoio que foi dado a Lula na campanha eleitoral no Rio de Janeiro. Lula quer uma saída honrosa para a ministra, afirmaram interlocutores.

SAIBA: Ministério Público abre inquérito para investigar ministra do Turismo de Lula

Na segunda-feira 12, cerca de 50 deputados do partido aderiram a um abaixo-assinado pedindo a nomeação de Sabino como ministro de Estado. A ideia dos parlamentares era de que o documento chegasse ao Palácio do Planalto. A lista de assinaturas percorreu o grupo de WhatsApp da bancada do partido.

O abaixo-assinado também é uma reação às declarações do marido de Daniela. Ao portal Metrópoles, o prefeito disse que Sabino era “frouxo”, “machista” e que tinha “beijado” a mão do ex-presidente Jair Bolsonaro.