Patrocinado

Viagens internacionais sem retorno factível. Primeiro semestre do governo controverso. O governo se aproxima do encerramento do primeiro semestre e as realizações são quase que inexistentes diante do número de anúncios feitos, porém não concretizados até o momento.

LEIA: Governo retira quase 2 milhões de beneficiários do bolsa família em 2023

Entretanto algumas marcas e recordes o governo Lula já apresentou. Um deles é o de quantidade de uso de helicóptetro dentro de Brasília nos cinco primeiros meses de governo.

Outro recorde é o número de pedidos de seguro desemprego, que é o maior dos últimos 7 anos.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

No seu terceiro mandato como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem supostamente concentrado esforços em intensificar a diplomacia brasileira. Contudo, apesar de extensas viagens e reuniões com mais de 30 líderes globais nos primeiros cinco meses de governo, os resultados concretos desses esforços ainda não apareceram.

VEJA: Montadoras retomam paralisação da produção. Ajuda do governo não resolve

Lula superou todos os seus antecessores em viagens internacionais desde a redemocratização do país. Contudo, essa intensa atividade diplomática tem sido marcada por controvérsias, principalmente após seus comentários sobre o retorno da aliança entre Brasil e Venezuela, onde minimizou o autoritarismo de Nicolás Maduro, causaram indignação em líderes sul-americanos e na imprensa internacional.

AINDA: Foro de São Paulo tem reunião no Brasil com ingresso em dólar. O encontro com ditaduras

Especialistas em política internacional alertam sobre as consequências dessas posturas. Carlo Cauti, especialista em relações internacionais do Ibmec-SP, critica a falta de progresso tangível, apesar das várias viagens do presidente. Ele menciona a relutância de Lula em interagir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a falta de avanço em questões como o acordo de livre comércio com a União Europeia. A visita a China também não resultou em grandes acordos comerciais, além da suspensão das restrições à carne brasileira.

LEIA: Plano de investimento da Petrobras é ilusão, afirma Estadão

Para Cauti, o frenesi de viagens de Lula pode ser uma tentativa de evitar os problemas internos do Brasil, principalmente dado a sua minoria no Congresso. Além disso, a política ambiental tem sido criticada, principalmente após as recentes mudanças no Ministério do Meio Ambiente.

Especialistas reforçam a necessidade de uma direção mais clara para a política externa do país. Ele argumenta que a atual abordagem parece mais focada no passado do que no futuro. Até agora, os primeiros meses da política externa de Lula parecem não ter deixado uma marca distintiva.

Já quando o assunto é a política interna de Lula, não existe nada que de fato este funcionando, exceto o aumento dos tributos, sobre combustível, importados como os da Shein.

SAIBA:  Brasil é o 2º país que mais cobra imposto de empresas e consequentemente população

A promessa de ajuda as grandes montadoras também não tem auxiliado a ninguém, além do próprio governo. Que deverá aumentar a cobrança de imposto sobre o diesel já este ano. Para os poucos consumidores que atualmente tem condições de comprar carro zero.

Dentre as maiores conquistas do atual governo até o momento, esta o desmonte total da maior operação anti-corrupção do mundo, a lava jato. Não há mais nenhum condenado pela mesma preso, nem mesmo os confessos.

Em compensação mais de 1500 brasileiros foram presos sem o devido processo legal respeitado. Atualmente, o Brasil conta com presos políticos como o Índio Serere e o Humorista Bismark, entre vários outros.

O Brasil também virou destaque internacional em alguns momentos, entre eles. A visita do ditador Nicolás Maduro ao Brasil, com recepção digna de chefe de Estado, e com violência física contra uma jornalista da Rede Globo.

MAIS: Base do governo e oposição pedem impeachment de Lula