Lula tenta impedir a CPI sobre 08 de janeiro

lula confessa no Congresso Nacional:"É rapaz, nunca que eu ia ganhar essa" ele… Durante a solenidade
Imagens : TV Brasil
Patrocinado

Lula tenta impedir a CPI sobre 08 de janeiro. O Palácio do Planalto avalia que a criação, no Senado, de comissão de inquérito para apurar a quebradeira em Brasília, no dia 8, vai acabar por arrastar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para o olho do furacão. Chefe da Força Nacional e Polícia Federal, Dino seria prato cheio na CPI.

LEIA MAIS: Senador Girão aciona PGR contra Dino e ministro do GSI

A esperança dos governistas era que senadores que assinaram o pedido e não se reelegeram naufragariam a CPI. Mas não contavam com um “olé” da autora do pedido, a senadora Soraya Thronicke (União-MS).

A lista inicial contava com 31 assinaturas, sendo 12 de senadores que deixarão o cargo no dia 1º, o que inviabilizaria a instalação da CPI.

Porém, Soraya rebateu Lula, que sabota a criação da CPI: “o Senado não vai deixar ninguém varrer essa afronta para debaixo do tapete”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

VOCÊ SABIA? Organizadora dos atos em Brasília é presa pela PF. Em vídeo ela afirma que quer a “morte de Bolsonaro”

O pedido, atualizado registra 46 assinaturas, 34 são de senadores reeleitos. A lista foi cuidadosamente reforçada por Soraya. Já o senador Flávio Bolsonaro, afirmou que não abre mão de participar diretamente desta CPI.

Agora existe também uma grande pressão popular não só para o início desta CPI junto aos parlamentares, mas também, sobre quais dos vândalos que aparecem em diversos vídeos pelas redes sociais de fato quebrando o patrimônio público estão presos.

ENTENDA: General Arruda é exonerado do comando do Exército Brasileiro por Lula 20 dias após assumir

A maior parte dos presos referente ao 08 de janeiro até o momento, não participaram de nenhum tipo de quebra quebra, apenas estavam se manifestando pacificamente contra o STF e Lula. Contudo, estão sendo enquadrados como “terroristas”, sem provas.

ENTENDA: Suprema Corte é “maior ameaça à democracia que 08 de janeiro”, afirma WSJ

A PF noticiou que uma das organizadoras e que aparece em vídeos quebrando e depredando mas também atacando Bolsonaro, Ana Priscila Azevedo estaria presa. Porém, um forte movimento das mídias sociais alega que a informação é falsa. Alegam que Ana Priscila continua montando grupos pelas mídias sociais se passando por Bolsonarista para prejudicá-los. Afirmam que agora ela usa nomes falsos, um deles é Ana Monteiro. Não conseguimos nenhum retorno da Polícia Federal sobre provas da prisão de Ana Priscila Azevedo.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada