Patrocinado

Maduro anuncia que vai receber representante da Rússia após deixar o Brasil. O ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, comentou a chegada do chanceler Lavrov da Rússia, que chegou ao Brasil nesta semana, se fazendo acompanhar, previamente, de uma bagagem diplomática de 5 toneladas.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

“Lembrei-me de um episódio, quando eu era secretário da Receita. Viria, como de fato veio, ao Brasil o primeiro-ministro canadense Jean Chrétian. Em uma sexta-feira à noite, recebi ligação do Inspetor de Viracopos informando que, na bagagem diplomática, havia uma grande quantidade de armas. Perguntou-me qual seria a orientação. Disse-lhe para apreender a “bagagem”, porque a Convenção de Viena não autorizava o ingresso de armas na bagagem diplomática. Recebi logo depois uma ligação da Embaixadora do Canadá, cobrando-me a liberação da bagagem. Minha resposta foi direta. Mande de volta a “bagagem”, em um prazo de 24 h. Caso contrário, determinarei a apreensão da “bagagem” e destinação às forças armadas brasileiras. A “bagagem” voltou para o Canadá.

SAIBA: Lula se aconchega com os inimigos da América afirma jornal americano

“O que está contido na bagagem do chanceler Lavrov? Parece estranho”.

Pois bem

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, vai chegar ao Brasil na próxima segunda-feira (17), para uma visita de cortesia ao governo brasileiro, e trará consigo uma carga misteriosa de 5 toneladas, classificada como “bagagem diplomática”.

Os itens que o político russo carrega também não são de conhecimento do governo brasileiro. Eles já estão na aeronave em que voarão e têm previsão de transporte em uma semana. Atualmente, o avião esteve parado na Argentina.

LEIA: Escândalos de corrupção na Venezuela envolvendo a divisão estatal com 15 mil mineradoras de bitcoin apreendidas

Além do material desconhecido, o ministro deve vir acompanhado de 18 agentes de segurança e inteligência russa.

A chegada de Lavrov ao Brasil gera tensão em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Autoridades dos Estados Unidos, da Ucrânia e de outras nações aliadas demonstraram, reservadamente, temor em relação ao conteúdo que será transportado.

A preocupação é que, entre as 5 toneladas de material desconhecido, exista armamentos ou materiais para uso bélico dos russos, equipamentos sensíveis ou dinheiro não declarado.

VEJA: Comandante do Exército no governo Lula já recebeu R$ 1 milhão em dois meses

A viagem foi organizada em Moscou, na última semana, quando o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, visitou Vladimir Putin, presidente da Rússia. No entanto, a vinda de Lavrov ao Brasil já era anunciada desde o começo de março, quando o político russo se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

Parlamentares ainda avaliam se é possível solicitar ao Itamaraty informações sobre a viagem do ministro, pois missões diplomáticas que passam pelo Brasil não estão sujeitas ao controle dos órgãos de fiscalização.

ENTENDA: Lula encobriu rombo de R$ 7,7 bilhões no INSS de 2023 a pedalada fiscal semelhante a de Dilma

Maduro em vídeo afirma que está com Rússia e vai receber representante

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que receberá o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, para revisar a cooperação entre Caracas e Moscou, como parte da viagem do chanceler do país eurasiano à América Latina.

Maduro destacou que Lavrov também se reunirá com a vice-presidente, Delcy Rodríguez, e o chanceler, Yván Gil.

Com informação do R7