Patrocinado
Início Governo Lula 3 Maduro anuncia que vai receber representante da Rússia após deixar o Brasil

Maduro anuncia que vai receber representante da Rússia após deixar o Brasil

Órgão do governo americano é acionado para prender Maduro na Argentina. A presidente do partido de centro-direita argentino Proposta Republicana (Propuesta Republicana), Patricia Bullrich, fez uma apresentação neste domingo (22) ao Drug Control Administration (DEA), órgão do governo americano

Maduro anuncia que vai receber representante da Rússia após deixar o Brasil. O ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, comentou a chegada do chanceler Lavrov da Rússia, que chegou ao Brasil nesta semana, se fazendo acompanhar, previamente, de uma bagagem diplomática de 5 toneladas.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

“Lembrei-me de um episódio, quando eu era secretário da Receita. Viria, como de fato veio, ao Brasil o primeiro-ministro canadense Jean Chrétian. Em uma sexta-feira à noite, recebi ligação do Inspetor de Viracopos informando que, na bagagem diplomática, havia uma grande quantidade de armas. Perguntou-me qual seria a orientação. Disse-lhe para apreender a “bagagem”, porque a Convenção de Viena não autorizava o ingresso de armas na bagagem diplomática. Recebi logo depois uma ligação da Embaixadora do Canadá, cobrando-me a liberação da bagagem. Minha resposta foi direta. Mande de volta a “bagagem”, em um prazo de 24 h. Caso contrário, determinarei a apreensão da “bagagem” e destinação às forças armadas brasileiras. A “bagagem” voltou para o Canadá.

SAIBA: Lula se aconchega com os inimigos da América afirma jornal americano

“O que está contido na bagagem do chanceler Lavrov? Parece estranho”.

Pois bem

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, vai chegar ao Brasil na próxima segunda-feira (17), para uma visita de cortesia ao governo brasileiro, e trará consigo uma carga misteriosa de 5 toneladas, classificada como “bagagem diplomática”.

Os itens que o político russo carrega também não são de conhecimento do governo brasileiro. Eles já estão na aeronave em que voarão e têm previsão de transporte em uma semana. Atualmente, o avião esteve parado na Argentina.

LEIA: Escândalos de corrupção na Venezuela envolvendo a divisão estatal com 15 mil mineradoras de bitcoin apreendidas

Além do material desconhecido, o ministro deve vir acompanhado de 18 agentes de segurança e inteligência russa.

A chegada de Lavrov ao Brasil gera tensão em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Autoridades dos Estados Unidos, da Ucrânia e de outras nações aliadas demonstraram, reservadamente, temor em relação ao conteúdo que será transportado.

A preocupação é que, entre as 5 toneladas de material desconhecido, exista armamentos ou materiais para uso bélico dos russos, equipamentos sensíveis ou dinheiro não declarado.

VEJA: Comandante do Exército no governo Lula já recebeu R$ 1 milhão em dois meses

A viagem foi organizada em Moscou, na última semana, quando o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, visitou Vladimir Putin, presidente da Rússia. No entanto, a vinda de Lavrov ao Brasil já era anunciada desde o começo de março, quando o político russo se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

Parlamentares ainda avaliam se é possível solicitar ao Itamaraty informações sobre a viagem do ministro, pois missões diplomáticas que passam pelo Brasil não estão sujeitas ao controle dos órgãos de fiscalização.

ENTENDA: Lula encobriu rombo de R$ 7,7 bilhões no INSS de 2023 a pedalada fiscal semelhante a de Dilma

Maduro em vídeo afirma que está com Rússia e vai receber representante

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que receberá o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, para revisar a cooperação entre Caracas e Moscou, como parte da viagem do chanceler do país eurasiano à América Latina.

Maduro destacou que Lavrov também se reunirá com a vice-presidente, Delcy Rodríguez, e o chanceler, Yván Gil.

Com informação do R7

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile