Mercado de abastecimento de carros elétricos no Brasil. A indústria de carros elétricos vem apresentando números expressivos no Brasil. De todos os veículos comercializados no país em 2021, 2851 são 100% elétricos. Esse montante representa um crescimento de mais de 250% em relação aos 801 vendidos em 2020. E as perspectivas seguem em alta.
E assim, com um número cada vez maior de opções e mais veículos nas ruas, a pergunta sobre a estrutura de recarga é cada vez mais presente. Investimento e expansão da estrutura têm sido premissas para as principais marcas que atuam com elétricos no Brasil.
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Contudo, o setor de infraestrutura de recarga veicular, o ano de 2021 foi um período de afirmação. Em janeiro, a estrutura de recarga veicular pública e mista nacional não era maior do que 350 pontos por todo o país. O ano terminou com 1 mil pontos espalhados por todas as regiões. Para o ano que se inicia, a perspectiva de crescimento continua a todo o vapor e a malha de recarga deve triplicar novamente nos próximos 12 meses, os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Entretanto, as marcas estão buscando melhorar a estrutura de abastecimento para seus consumidores. A Volvo inclui parcerias e investimentos para melhorar. “A Volvo irá investir cerca de R$ 10 milhões na primeira fase da instalação de novos corredores elétricos, para que os consumidores possam realizar viagens longas também no seu XC40 Recharge Pure Electric, sem se preocupar com a falta de pontos de carregamento”, explicou Rafael Ugo, diretor de marketing da marca.
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Além dos corredores elétricos, a marca também realizou uma nova parceria com a EcoRodovias, que irá instalar os Wallbox Volvo em 50 bases operacionais de atendimento aos usuários da rodovia até fevereiro de 2022. “A recarga hoje é feita de maneira intuitiva e totalmente gratuita, basta encontrar um eletroposto, encostar o carro e conectar a tomada de carregamento. Com relação a viagem longa, sabemos que essa ainda é uma dor do consumidor de veículos 100% elétricos e por isso iremos investir em corredores que conectam cidades e estados.
Contudo, no Brasil, a Honda ainda engatinha quando o assunto é carro elétrico ou híbrido. A montadora lançour seu primeiro modelo com bateria em nosso mercado, o sedã grande Honda Accord, que traz uma tecnologia exclusiva de hibridização — a mesma que deve ser vista em modelos futuros, como a nova geração do Honda HR-V. E por falar em HR-V, a Honda já confirmou o lançamento no Brasil para 2022, mas não deu detalhes se vai trazer também a variante eletrificada. Em nível global, o único carro 100% elétrico da montadora japonesa é o Honda E.
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No entanto, vale ressaltar sobre abastecimento eletrico que nos postos de recarga públicos e privados, normalmente os carregadores são de carga rápida, e carregam, em média 80% em uma hora, quase sempre de forma gratuita. Isso acontece para evitar filas e que o mesmo carro não fique horas carregando.
Desta forma, em qualquer posto não há cobrança. Por lei, é proibido cobrar qualquer taxa ou tarifa por uso de energia em locais públicos. No caso de shoppings ou estacionamentos, o cliente terá que pagar o preço cobrado no estacionamento, mas não pelo serviço de carregar.