Patrocinado

O governo da Argentina assinou um decreto na segunda-feira 5, que impõe intervenção em empresas estatais de comunicação. A medida abre caminho para eventuais privatizações.

MAIS: Legalizar imigrantes é estratégia de Biden para criar um único partido, denuncia Elon Musk

No decreto, o governo do presidente Javier Milei destaca que as empresas públicas estão “em situação de emergência pública em matéria econômica, financeira, fiscal, administrativa, previdenciária, tarifária, sanitária e social” desde 20 de dezembro de 2023. E que, “para efeitos de maior eficiência no funcionamento do setor público, é necessária uma profunda reorganização das empresas públicas”, que deve ocorrer durante a intervenção.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

Empresas de comunicação que entram no decreto

A Rádio e Televisão Argentina; a agência de notícias Télam; a Contenidos Públicos, que controla os canais Encuentro, DeporTV e Pakapaka, e a plataforma Contar; os canais Acua Mayor e Acua Federal; o portal educativo Educar; a administração do Polo de Produção Audiovisual; e a arrecadação do Bacua (Banco Audiovisual de Conteúdo Universal Argentino).

SAIBA: Abusos do STF viram assunto internacional. Financial Times faz criticas a Toffoli

O advogado Diego Martín Chaher foi nomeado interventor da Rádio e TV Argentina e supervisor do processo nas demais empresas. Ele atuou no Grupo América, que controla veículos de comunicação na Argentina, por duas décadas. O ex-deputado Diego Sebastian Marias será o interventor adjunto.

MAIS: Lula quer R$ 1 bilhão de Itaipu e R$ 3 bilhões do BNDES para COP30

De acordo com o texto, caberá aos interventores “avaliar e modificar o regime de administração de fundos, ampliando ou reduzindo as peças orçamentárias, ou aprovar um novo regime”. Eles também poderão realizar obras, comprar bens e contratar e demitir funcionários. A intervenção tem validade de 1 ano, podendo ser renovada pelo mesmo período.

MAIS: BTG Pactual reporta recorde de lucro em 2023

A medida cumpre promessas de campanha de Milei, que foi eleito com o programa que chamou de “motosserra” para cortar gastos públicos e que chamava os veículos públicos de comunicação de “mecanismos de propaganda”.