Mineradora paralisa operação e faz demissões por telegrama. AngloGold Ashanti, que minera ouro, anunciou a suspensão temporária da produção em Córrego do Sítio (CDS), em Santa Bárbara (MG). A unidade estava operando com resultados operacionais negativos e alto custo crescente ao longo dos últimos anos. Assim, mesmo após diversos estudos de alternativas, não houve cenário viável para a continuidade da operação neste momento. O processo de suspensão iniciado é temporário e será reavaliado de modo sistemático ao longo dos próximos anos.
MAIS: Bolsonaro entrega extratos bancários ao STF de forma espontânea
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
SAIBA: Lula recebeu relógio da França em 2005 e não declarou ao TCU
É importante ressaltar que apenas a produção da unidade está suspensa, as atividades essenciais de monitoramento de segurança, controle ambiental, manutenção e conservação dos ativos, bem como monitoramento patrimonial, estão mantidas.
LEIA: Governo Lula propõe imposto do MEI três vezes maior para aumentar arrecadação
As estruturas geotécnicas, como barragens e pilhas, continuarão a ser gerenciadas e monitoradas normalmente, conforme a legislação. Além disso, o projeto de descaracterização da Barragem de CDS II será mantido até a sua finalização. Todas as estruturas estão seguras e estáveis.
A empresa entende que desligamentos são sempre a última alternativa, por isso, realizou análise de todas as possibilidades de reestruturação e reaproveitamento interno de profissionais. CDS manterá equipes trabalhando para as atividades que serão continuadas. Além disso, outros empregados estão sendo realocados internamente. Contudo, ao final deste processo, parte dos empregados tiveram seu contrato de trabalho encerrado.
MAIS: Equador proíbe exploração de petróleo na Amazônia
Apesar da suspensão temporária da operação Córrego do Sítio (CDS), a AngloGold Ashanti Brasil continua trabalhando em suas outras unidades no país, baseada em uma mineração responsável e sustentável.
Parte dos funcionários que trabalhavam no local foi demitida e recebeu a notícia por meio de um telegrama.