Início Política Ministério Público Formaliza Duas Denúncias contra Michel Temer

Ministério Público Formaliza Duas Denúncias contra Michel Temer

Ministério Público Formaliza Duas Denúncias contra Michel Temer
Patrocinado

Ministério Público Formaliza Duas Denúncias contra Michel Temer. O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro formalizou na sexta-feira 29/03 duas denúncias contra o ex-presidente Michel Temer na Justiça Federal. Uma denúncia é referente à operação Descontaminação, que apura desvios na Eletronuclear e que levou à prisão de Temer na semana passada. A segunda, segundo o MPF, é referente a um contrato de publicidade no aeroporto de Brasília. Temer é acusado dos crimes de peculato, ou seja, apropriação de verbas públicas, lavagem de dinheiro e corrupção.

Agora as denúncias estão nas mãos do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela operação Lava Jato no Rio de Janeiro. O juiz na semana passada, determinou as prisões de Temer, Moreira e do Coronel Lima, entre outros acusados de irregularidades.

Publicidade

O Ministério Público também ofereceu denúncia contra o ex-ministro Moreira Franco, o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo João Batista Lima Filho e o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro, além de outros ainda não divulgados.

Existem suspeitas por parte dos procuradores de que a operação da semana passada da Polícia Federal, na qual Temer foi preso, vazou. Baseada em intensa troca de telefonemas e mensagens entre Temer e Moreira, horas antes das respectivas prisões.

As Denúncias

Segundo o MPF, a empresa Engevix foi contratada de forma irregular para a execução de obras na usina nuclear de Angra 3 “apropriando-se de quase 11 milhões de reais dos cofres públicos”.

De acordo como o procurador Eduardo El Hage. “O senhor Othon Pinheiro se comunicava com frequência com o Coronel Lima e recebia recados sobre a estatal”. Em um dos e-mails, Othon pede a Lima para conseguir que um diretor seja nomeado para a Eletronuclear. O fato mostra que quem mandava na empresa era o Michel Temer, através do seu emissário, Coronel Lima”.

A segunda denúncia trata da contratação fictícia de uma empresa denominada Alumi. O objetivo era “maquiar” o pagamento de propina, algo próximo a 1,1 milhão de reais.

Ministério Público formaliza duas denúncias contra Michel Temer., que até o momento coleciona 5 denúncias e 10 inquéritos.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada