O que é o risco Brasil? Porque saltou 10% após falas de Lula?

RISCO BRASIL FALAS DE LULA o que é
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O que é o risco Brasil? Porque saltou 10% após falas de Lula?. O risco Brasil é muito importante para definir o quanto o governo irá pagar de juros em sua dívida pública. Afinal, quanto maior o risco no país, mais os investidores vão cobrar de retorno para emprestar os seus recursos.

O risco Brasil é, em suma, uma avaliação do risco de crédito do país. Quanto maior for o risco de crédito do país (ou seja, quanto menos provável for que ele honre com os seus compromissos), maior será o risco Brasil.

É muito importante para um governo tentar, ao máximo, reduzir o risco de crédito do seu país.

Para se ter uma ideia, no Brasil, um dos maiores gastos governamentais é justamente com os juros da dívida pública.

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São várias as medidas que influenciam na classificação do risco-país. Entre elas é possível citar:

Crescimento econômico
Situação atual da dívida
Perspectivas da política fiscal
Perspectivas da política monetária
Expectativas de inflação
Cenário político

Existem diversas formas de mensurar o risco do Brasil. Esses dados são importantes, principalmente, para mensurar a alteração deste risco ao longo do tempo.

Existem desde os dados mais simples até os mais complexos. Aqui explico 4 formas de medir o risco-país do Brasil.

Variação do dólar
Spread em relação aos Bonds americanos
CDS
Risco dado pelas agências de rating
Variação do dólar

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O dólar é a medida mais simples para se avaliar a oscilação do risco-país.

Isto ocorre pois, quando existe uma percepção de que o risco-país está diminuindo, são atraídos recursos estrangeiros para o Brasil.

Ou seja, os investidores irão vender dólares para comprar reais e aplicar no Brasil. Dessa forma, o dólar irá se desvalorizar, enquanto o real se valoriza. O contrário ocorre quando existe uma percepção que o risco-país está aumentando.

Os investidores estrangeiros vendem reais e compram dólares para deixar o Brasil. Assim, a moeda estrangeira se valoriza enquanto o real perde valor. Por isso que os analistas financeiros prestam muita atenção à volatilidade do dólar.

Risco dado pelas agências de rating

Uma outra forma muito comum de se mensurar o risco-país é através das notas dadas pelas agências de rating.

Essas agências são especializadas em analisar e classificar o risco dos emissores de crédito. Assim, as suas notas são uma ótima forma de avaliar o risco Brasil.

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CDS
Outra forma muito usual de medir o risco país é através dos CDS. CDS é a sigla em inglês para “Credit Default Swap”. Ele pode ser entendido como um seguro em relação ao calote da dívida.

Por exemplo, se os investidores têm medo de que o Brasil possa não honrar com os seus compromissos, eles compram este seguro. Assim, o valor do CDS sobe.

Observe na imagem abaixo, por exemplo, a variação do valor do CDS das economias emergentes em 2018:

Este gráfico representa a piora no risco-país de diversos países emergentes em 2018, em função do cenário mais tenso da economia global.

Em especial, o CDS aumentou bastante na Argentina, Turquia e no Brasil. Esses países, além da piora no cenário global, tiveram estresses locais que colaboraram para a piora da percepção de risco.

O Brasil, por exemplo, passou pela greve dos caminhoneiros em 2018 devido ao custo do frete.

Spread em relação aos Bonds americanos

Uma outra forma de se avaliar o risco de crédito do Brasil é através do spread para os títulos americanos, formalmente conhecido como EMBI+. Por exemplo, se os títulos americanos pagam 4% ao ano e o brasileiro paga 10% ao ano, existe um spread de 6%.

A economia americana é considerada uma das mais seguras do mundo. Por isso, o seu título é tido como referência.

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Quanto maior for este spread, maior será considerado o risco-país do Brasil. Já quanto menor for o spread, menor será considerado o risco-país do Brasil.

Afinal, se os investidores aceitam receber menos por investir no Brasil, significa que o país está sendo visto como mais seguro.

Ao mesmo tempo, isso indicaria uma aproximação entre Brasil e EUA em termos de risco de crédito.

O EMBI+ é a medida mais utilizada por bancos e instituições financeiras para medir o risco-país.

Falas de Lula aumentam o risco Brasil

Através de um relatório recente liberado pelo Citibank as considerações são de que o petista propôs uma emenda constitucional para acomodar gastos extra-teto em 2023 e tem feito críticas recorrentes às atuais regras fiscais do Brasil.

De acordo com o relatório o mercado brasileiro trabalhou para a eleição de Lula acreditando que ele faria a condução da economia dentro dos termos dos detentores das instituições. Porém, isso parece não estar acontecendo.

Sendo que segundo o relatório no governo Bolsonaro, “os ativos do Brasil vinham se mostrando bastante atraentes antes desse evento… Desta forma, a alocação provavelmente está saturada, o que pode levar a um tempo de reação mais longo do que apenas um dia”, alertou Willer, responsável pelo relatório, sobre os tombos do real e do Ibovespa e a disparada dos juros futuros.

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Entretanto, o governo Lula parece que antes mesmo de começar já está criando problemas para os próximos governos dos mandatos que virão. Isto porque, a XP calcula que, se o valor acima do teto ficar em R$ 175 bilhões, como tem sido divulgado, junto com uma correção do salário-mínimo de 2% acima da inflação, a relação dívida bruta sobre o Produto Interno Bruto (PIB) poderia chegar a um patamar próximo de 100% em 2030.

Por fim, o profissional da XP destaca que o mercado está preocupado com a ideia de tirar do teto de gastos os recursos necessários para bancar o Bolsa Família de R$ 600 por mês a partir de janeiro de 2023. “O problema é que quando tira uma coisa do teto, você torna o gasto permanente. Nos cálculos que fizemos, isso aumentaria os gastos para algo até R$ 800 bilhões em quatro anos. É como se a gente tivesse ‘desfeito’ [o que ganhamos com] a reforma da Previdência”, observa. Ou seja, perde-se tudo o que ganhamos com a reforma feita no governo Bolsonaro.

Desta forma, o que a reforma da previdência economizou em 10 anos o governo Lula gastará em 4 anos.

Risco Brasil sobe 10% em menos de 24hs após apresentação de PEC de Transição ao Senado em 16 de novembro 2022