Oportunidade para investir o FGTS na Eletrobras

Governo pretende defender modelo de privatização da Eletrobras no Senado
Patrocinado

Oportunidade para investir o FGTS na Eletrobras. O governo vai permitir que trabalhadores tenham acesso a ações da Eletrobras, aplicando até 50% do valor que possuem guardado no fundo.

Desta forma, o primeiro ponto que o investidor deve considerar é que ao investir o FGTS em um fundo do tipo FMP estará deixando a renda fixa para entrar na renda variável.

O plano do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a compra de ações da Eletrobras vai se dar via Fundos Mútuos de Privatização (FMP-FGTS), em um formato similar ao que foi adotado nos anos 2000 para a Vale (VALE3), então Vale do Rio Doce, e a Petrobras (PETR3;PETR4). Não se trata, portanto, de um investimento direto nas ações, e sim por intermédio de um fundo.

Também vale a pena avaliar o retorno que tem sido oferecido pelo FGTS. Deve-se ter atenção para o fato de que a rentabilidade – fixada em 3% ao ano mais a variação da taxa referencial (TR) – pode dobrar se houver distribuição de lucros pelo fundo.

De acordo com cálculos de Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), o retorno do FGTS em 2022 pode chegar a 4,21%, considerando a remuneração de 3% ao ano acrescida de TR estimada em 0,10% ao mês (ou 1,21% no ano).

Privatização da Eletrobras dá importante passo ações devem subir

Entretanto, neste ano se houver novamente distribuição de lucros no mesmo patamar anunciado em 2021 – de R$ 8,1 bilhões – a rentabilidade total aumentaria. Pelas contas de Oliveira, repetindo-se o cenário do ano passado, um retorno adicional de 1,8% ao ano seria acrescentado aos 4,21% inicialmente previstos, totalizando uma remuneração projetada de 6,01% para o FGTS em 2022. Para além da rentabilidade, o investidor precisa estar disposto a aceitar as possíveis fortes oscilações nos preços das cotas, típica nos fundos tipo FMP.

E ainda, os trabalhadores que optarem por alocar parte do FGTS em fundos do tipo FMP estarão aplicando em produtos “monoativos”, que investem em uma única ação. “Colocar numa ação só tem mais risco. Vai ter muita volatilidade e ele não vai ter outra [ação] pra contrabalancear”.

Restituição pode ser maior se declaração de imposto de renda for adiada

Por fim, os interessado em ter acesso aos papéis deve acessar os canais da Caixa Econômica Federal, via aplicativo ou nas agências bancárias. A compra será feita com intermediação de Fundos Mútuos de Privatização ligados ao FGTS, os FMP-FGTS. O investidor deve escolher uma administradora de FMP-FGTS para autorizar a consulta do saldo do FGTS e repassar à Caixa o pedido de reserva para a compra.

Contudo, caso o investidor queira se desfazer das ações posteriormente, os valores provenientes da venda retornarão para sua conta do FGTS. Vale ressaltar que a compra das ações por meio do FGTS ainda depende da finalização do processo de privatização.

O próximo passo do governo agora é protocolar os pedidos de registro de oferta pública de ações da Eletrobras na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e de ADRs na SEC (comissão de valores mobiliários dos EUA).

Criptomoedas são alvo do Méliuz em parceria com fintech

Também é necessária uma reunião de acionista para a aprovação das contas e a divulgação do relatório financeiro. O último passo é lançar o edital com a emissão de novas ações na B3, para que a venda dos ativos seja efetivada em Bolsa.

Ao avaliar se vale a pena entrar neste tipo de investimento é importante entender que investimentos incluem riscos. O uso do saldo do FGTS para entrar em um fundo do tipo FMP pode ser interessante para quem estiver disposto a aceitar maior volatilidade e estiver focado em diversificar os investimentos, explicam analistas.

Alupar anuncia dividendos superior a R$ 130 milhões