Oposição ao governo pede que STF faça com ministro do GSI o que fez com Anderson Torres, ex- Ministro da Justiça de Bolsonaro. Após a divulgação da imagens vazados onde o ministro do GSI de Lula aparece recebendo os manifestantes em 08 de janeiro. Os parlamentares da oposição pedem por justiça igual à que foi feita com Anderson Torres para o Ministro do GSI General Gonçalves Dias, que está envolvido nos crimes dos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro. Anderson Torres foi preso a pedido do Ministro Alexandre de Moraes, e agora há uma pressão crescente para que o mesmo aconteça com o General Gonçalves Dias.
SAIBA: MST segue com invasões e Ministério da Justiça não age. Ministro da Agricultura critica
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
As imagens de câmeras de segurança do Planalto, divulgadas pela CNN, mostram claramente o General Gonçalves Dias entre os invasores do palácio e orientando-os durante uma invasão ocorrida em 8 de janeiro. O General também teria entregado garrafas de água aos invasores, segundo as imagens.
Gonçalves Dias é conhecido como “a sombra de Lula”, e tem uma longa história de envolvimentos com a esquerda política do Brasil. Foi nomeado para o Gabinete de Segurança Institucional a pedido de Lula, Dias até chorou quando Lula ganhou as eleições em 2022.
Por esta razão a oposição está pedindo que o General Gonçalves Dias seja preso e punido pelos seus atos. Eles argumentam que, se Anderson Torres foi preso por envolvimento nos mesmos crimes, então o mesmo deve acontecer com o General.
SAIBA: Pacheco não cumpre palavra e adia novamente instauração da CPMI favorece Lula
LEIA: GSI recepciona manifestantes no 08 de janeiro mostram imagens vazadas
No entanto, não está claro se o Supremo Tribunal Federal seguirá essa linha de raciocínio. Até o momento, não houve nenhuma declaração oficial sobre o caso. Mas a pressão da Ala de oposição continua a crescer, e pode haver mais desenvolvimentos nas próximas semanas.
Lula está com grandes problemas para se resolver, sem governabilidade, afirmam parlamentares da oposição.
O ministro do GSI tinha uma audiência na câmara dos deputados nesta quarta-feira, 19, porém apresentou um atestado médico e não compareceu.