A Defesa Civil de Maceió divulgou vídeos do momento que a Mina 18 da Braskem (BRKM5) sofre um rompimento. O colapso de parte da estrutura aconteceu neste domingo (10), às 13h15.
MAIS: “Visão de Lula sobre o BNDES é ultrapassada e já custou muito caro”, afirma Estadão
Nas imagens divulgadas, o rompimento pôde ser percebido na superfície da Lagoa de Mundaú, no bairro Mutange. De acordo com o geólogo da Defesa Civil de Maceió, Eduardo Bontempo, mais de 60% do volume da mina está abaixo da lagoa.
Neste momento, técnicos da Defesa Civil monitoram o local em busca de mais informações. O órgão ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
MAIS: Governo Lula “legaliza” pedalada fiscal para 2024
Em uma publicação no “X” (antigo Twitter), o prefeito João Henrique Caldas (PL-AL) informou que vai sobrevoar a área para acompanhara situação. “Novas informações sobre o assunto estão sendo obtidas e serão compartilhadas assim que possível”, escreveu.
VEJA: Governos estadual e federal também são responsáveis pela tragédia Braskem
Nota da Braskem
“Às 13h15 deste domingo, câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú, no trecho sobre esta cavidade. Toda a área, que vem sendo monitorada nos últimos dias, já estava isolada.
Movimento semelhante ocorreu por volta das 13h45. O sistema de monitoramento de solo captou a movimentação por meio de DGPS instalados na região. As autoridades foram imediatamente comunicadas, e a Braskem segue colaborando com elas”.
Momento em que a parte da mina da Braskem se rompe em Maceió este domingo 10#BRKM5 pic.twitter.com/UO0tHuieT9
— Investidores Brasil Oficial (@InvestidoresO) December 10, 2023