Patrocinado
Início Governo Lula 3 Partidos acionam STF para suspender privatização da Sabesp, após todos os trâmites...

Partidos acionam STF para suspender privatização da Sabesp, após todos os trâmites legais concluídos

Sabesp deve ser privatizada segundo maioria dos analistas

Partidos de esquerda acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar o cronograma de privatização da Sabesp (SBSP3) e o contrato de concessão da empresa com a prefeitura de São Paulo.

LEIA: Haddad vira “taxa humana” na Time Square

As legendas, entre elas Psol, Rede, PT, PV e PCdoB, pedem também a anulação da lei municipal que autoriza a celebração de contratos para a prestação de serviços de saneamento. A ação inclui um pedido de liminar para a suspensão imediata das normas vigentes.

O processo foi distribuído ao ministro Cristiano Zanin, que está de recesso durante o mês de julho. Por isso, o pedido de liminar deve ser analisado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que atua no regime de plantão na segunda metade do mês.

SAIBA: Manifestação em apoio a Bolsonaro reúne mais de 750 mil pessoas segundo SSP

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: As mentiras que Lula contou sobre a Vale e seus objetivos que derrubaram as ações

A urgência do pedido se deve à necessidade de uma intervenção rápida para impedir o avanço do cronograma de privatização e os contratos associados.

Os partidos argumentam que não foram realizados estudos técnicos adequados sobre os impactos orçamentários da privatização e que há uma ausência de normas de proteção ambiental.

AINDA: MP e TCU pedem apuração de operação de R$500 milhões da Caixa com Banco Master após rebaixamento de funcionários

Além disso, questionam a extinção da política de revisão tarifária periódica, ressaltando a importância de garantias regulatórias que protejam os consumidores e o meio ambiente. Essas questões são apresentadas como fundamentais para justificar a suspensão imediata do processo de privatização da Sabesp.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile