Pessoas emocionalmente inteligentes segundo pesquisador de Harvard tem 12 características específicas

Pessoas emocionalmente inteligentes segundo pesquisador de Harvard
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Pessoas emocionalmente inteligentes segundo pesquisador de Harvard tem 12 características específicas. Algumas características são fundamentais para definir os grandes líderes. No entanto, de acordo com pesquisa a inteligência emocional, definida como a capacidade de identificar e monitorar emoções, próprias e dos outros é a número um da lista.

Daniel Goleman, responsável pela descoberta, é psicólogo e autor do best-sellers “Inteligência Emocional” e “Inteligência Social”. Seu último livro é “O que faz um líder: por que a inteligência emocional é importante”. Daniel recebeu seu PhD em psicologia e desenvolvimento da personalidade pela Universidade de Harvard. Seu trabalho foi publicado no The New York Times e na Harvard Business Review.

Contudo, Goleman afirmou que após 25 anos escrevendo livros e fomentando pesquisas sobre esse assunto chegou a uma conclusão.” Descobri que a inteligência emocional é composta por quatro domínios. E aninhados nesses domínios existem 12 competências essenciais”.

No entanto, antes mesmo de explicar as competências ele faz um pedido. “Não troque seu desenvolvimento, assumindo que a inteligência emocional tem tudo a ver com ser doce e alegre. Ao rever as competências que irei explicar e fazer uma avaliação honesta de seus pontos fortes e fracos, você pode identificar melhor onde há espaço para crescer”.

A consciência social é uma delas. Ela indica precisão na leitura e interpretação das emoções de outras pessoas. Fato que ocorre normalmente por meio de sinais não verbais. Líderes socialmente conscientes são capazes de se relacionar com muitos tipos diferentes de pessoas, ouvir atentamente e se comunicar de maneira eficaz.

Entretanto, a autoconsciência é a capacidade de sintonizar suas próprias emoções. Ela permite que você saiba o que está sentindo e por que. Além de como esses sentimentos ajudam ou prejudicam o que você está tentando fazer.

Com a autoconsciência você entende seus próprios pontos fortes e limitações. ocê opera com competência e sabe quando confiar em outra pessoa da equipe. Você também tem clareza sobre seus valores e senso de propósito, o que lhe permite ser mais decisivo ao definir um curso de ação.

O gerenciamento de relacionamento é outra habilidade. Definido com um conjunto de habilidades interpessoais que permite agir de maneiras que motivam, inspiram e harmonizam com os outros, além de manter relacionamentos importantes.

Esta habilidade envolve várias outras com a liderança inspirada, que se define pela capacidade inspirar e orientar outras pessoas em direção à visão geral. Você sempre realiza o trabalho e destaca as melhores qualidades de sua equipe.

Entretanto, a influência conseguida pelos líderes naturais que podem obter apoio de outras pessoas com relativa facilidade. Criando um grupo engajado, mobilizado e pronto para executar as tarefas em questão.

Contudo, através do gerenciamento de conflitos você se sente à vontade para lidar com desentendimentos entre vários lados. Pode trazer disputas em aberto e encontrar soluções em que todos saem ganhando.

Já a habilidade do treinador e mentor lhe permite promove o aprendizado a longo prazo. Dando feedback e apoio. Você coloca seus pontos de maneira clara e persuasiva, para que as pessoas sejam motivadas e claras sobre as expectativas.

A capacidade de trabalho em equipe mostra quem interage bem como membro do grupo e pode trabalhar com outras pessoas. Você participa ativamente, compartilha responsabilidades e recompensas e contribui para a capacidade de sua equipe como um todo.