Patrocinado

PMI de serviços recua em janeiro como termômetro da economia. O PMI é um dos indicadores mais confiáveis ​​para se avaliar o estado da economia de um país.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Brasil recuou a 50,7, o que representou uma queda em relação aos 51,0 registrados em dezembro. Os dados foram divulgados pela S&P Global.

O PMI composto, que agrega serviços e indústria, subiu de 49,1 em dezembro para 49,9 em janeiro e, portanto, ainda ficou abaixo do nível neutro (50,0), que separa a contração da expansão.

LEIA: AGU é acionada com denúncia de mentiras divulgadas por Haddad

Os participantes da pesquisa mencionaram aumento das vendas no mês e conquistas de novos clientes, mas as empresas que citaram queda mencionaram demanda mais fraca por seus serviços

A incerteza em relação à economia e ruídos na política levaram a confiança nos negócios para o seu nível mais baixo, segundo a S&P Global. Em meio a relatos de perda de poder da moeda, custos salariais mais elevados e o restabelecimento do ICMS sobre combustíveis, a inflação dos preços de insumos acelerou a partir de dezembro. Houve também um aumento mais acentuado nos preços cobrados pela prestação de serviços.

SAIBA MAIS: Míriam Leitão tenta exaltar governo e recebe dura crítica de Lula

Para Pollyanna De Lima, diretora associada da S&P Global Market Intelligence, o setor de serviços do Brasil conseguiu manter a cabeça acima da água no início de 2023, sustentando o crescimento de novos negócios e produção quando foram registradas contrações no setor industrial.

FAÇA PARTE DOS LEITORES QUE ACESSAM CONTEÚDO EXCLUSIVO INVESTIDORES BRASIL

Ela disse que as taxas de expansão foram as mais lentas em 20 meses, com uma retomada iminente a curto prazo parecendo altamente improvável. “Vários fatores continuaram a diminuir a demanda interna de serviços, incluindo custos de empréstimos mais elevados, inflação, incerteza fiscal e questões políticas”, listou.

LEIA AINDA: Mesmo em férias prova aponta que Torres determinou segurança do STF

Pollyanna disse ainda que as empresas estavam preocupadas que tais problemas pudessem afetar negativamente as perspectivas de crescimento, mas havia um sentimento geral de que a atividade de negócios aumentará ao longo dos próximos 12 meses caso o BC faça cortes nas taxas de juros, a inflação seja contida e aconteça uma melhora no cenário econômico.

“Enquanto as por enquanto a probabilidade de que a política monetária seja atenuada e a inflação recue é muito baixa. Os índices de preços do PMI mostraram aumentos mais fortes nos preços de insumos e preços de venda, em parte devido ao real mais fraco e à retomada do ICMS.”

ENTENDA: Líder do Comando Vermelho do Distrito Federal é filho de agente da Abin

PMI é a sigla para Purchasing Manager’s Index ou Índice de Gerentes de Compras. Ele tem como objetivo avaliar a atividade de um setor econômico de um país — como indústria, manufatura e serviços.

Para isso, empresas privadas coletam informações por meio de pesquisas, realizadas mensalmente, junto aos gestores. Assim, elas obtêm dados estatísticos que indicam a situação e desenvolvimento das atividades econômicas.

Nesse sentido, o PMI aponta a saúde econômica de um país a partir de dados concretos obtidos de companhias privadas. Logo, o índice traz subsídios importantes, visto que demonstra se um segmento de um país está estável, crescendo ou diminuindo.

Ele é, portanto, um indicador de referência mundial, que serve para guiar o mercado. Um PMI elevado, por exemplo, indica crescimento de uma atividade econômica. Em contrapartida, se o indicador tiver uma baixa pontuação, há retração do setor.

O índice PMI tem tanta credibilidade que é aguardado pela imprensa mundial e é utilizado, inclusive, por bancos centrais. Isso porque ele traz pontos que avaliam a macroeconomia de um país.

VEJA AINDA: Apreensão de e-mails de executivo da Americanas é suspensa por Moraes

Resultado obtido

O indicador pode variar de zero a 100, sendo que uma pontuação acima de 50 indica que o setor econômico está aquecido. Por outro lado, caso o resultado do PMI seja menor que 50, indica que o setor está encolhendo e, desse modo, acende um sinal de alerta no mercado.

Se o índice obtido for 50, ele aponta estabilidade do segmento econômico. A partir disso, é possível fazer comparações de desempenho do setor de um país de um mês para o outro. Com o PMI, é possível ainda comparar a atividade econômica entre países.

Qual é a importância do PMI?

Como você viu, o PMI tem credibilidade mundial e isso ocorre pela seriedade com que a coleta de dados é realizada. Desse modo, é um indicador econômico que pode antecipar tendências, visto que tem como função apontar as expectativas dos empresários de grandes companhias dos países.

No caso das indústrias, por exemplo, é importante que os fornecedores acompanhem o indicador para entender o mercado e ajustar sua produção.

Se o PMI aponta que está havendo uma desaceleração da atividade, indica que a demanda será menor. Logo, as empresas que fornecem matérias-primas podem se programar para não ter perdas considerando o cenário futuro.

Por que o investidor precisa conhecer o indicador PMI?

O indicador traz dados relevantes das atividades econômicas de grandes países. Então, em um primeiro momento, você pode pensar: por que o investidor precisa saber o que é o PMI?

Há diversas razões para conhecer o índice. Uma delas é identificar oportunidades no mercado financeiro. Ao entender que um setor da economia brasileira está aquecido, por exemplo, você tem subsídios para escolher melhor as empresas para comprar as ações, concorda?

Além disso, ao identificar a ampliação ou a retração de um segmento, você pode utilizar as informações para pensar sua estratégia ou até rebalancear a carteira, se fizer sentido.

Também é possível utilizar essas informações antes de fazer seus aportes em ativos de outro país, como os Estados Unidos. Dessa forma, antes de investir em ETFs (fundos de incide) ou BDRs (certificados de ativos internacionais), por exemplo, é possível entender o cenário econômico lá fora.

LEIA MAIS: Lula recorre ao STF para anular decreto que renuncia bilhões em redução de imposto Pis/Pasep

Portanto, apesar de parecer um indicador que só interesse os grandes agentes dos setores industriais, você viu que ele também tem importância para o investidor. Acompanhar o PMI pode orientar a sua tomada de decisão ao escolher entre um ou outro investimento.

Agora você já sabe o que é PMI e a relevância desse indicador para a economia de grandes países. Viu ainda que, na hora de investir, entender o índice econômico pode ser um dos pontos a considerar ao avaliar um investimento — especialmente ao expor seu capital ao exterior.