Por que os papéis da Copel dispararam? Entenda ação do governo. As ações da Copel (CPLE6) disparavam após a empresa informar que o governo do Estado do Paraná, acionista controlador, enviou um ofício para a estatal dizendo que tem a intenção de transformar a empresa em companhia de capital disperso e sem acionista controlador.
LEIA MAIS: TCU nega ação para suspender dividendos da Petrobras
Na prática, o plano deve levar a empresa a realizar uma nova oferta de ações. Há a intenção do Estado em alienar mais da metade de sua participação (hoje superior a 30% do capital total), segundo a Copel.
SAIBA TAMBÉM: Denúncia: Urnas eletrônicas transportadas em SP após denúncia do PL
O governo do Estado ainda quer que o estatuto da companhia seja alterado – limitando, por exemplo, a formação de bloco de acionistas com controle superior a 10%, tornando assim a companhia uma corporation.
VEJA AINDA: Brasil ganha presidência do BID pela primeira vez, indicação de Bolsonaro
“Ainda que, para a sua efetivação, reste algumas etapas, como a submissão de projeto a assembleia legislativa do estado do Paraná e a aprovação de contas por parte do tribunal de contas do referido estado, entendemos o movimento como extremamente positivo para as ações de Copel”, disse a Ativa Investimentos.
LEIA MAIS: Citibank diz que dívida pública no governo Lula irá ultrapassar 80%
Para a corretora, a novidade dispõe forte potencial para destravar valor ao papel da companhia. Por volta das 10h35 desta segunda, as ações da Copel avançavam 22,35%, a R$ 8,76, acumulando uma alta de 36% neste ano.