TCU nega ação para suspender dividendos da Petrobras

Gerente anapetro da Petrobras é demitido após investigação de Insider Trading
Patrocinado

TCU nega ação para suspender dividendos da Petrobras. Em comunicado ao mercado na última sexta-feira,18 a Petrobras (PETR3;PETR4) confirmou que o ministro relator do caso, Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), negou o pedido do Ministério Público para suspender de forma (urgente e provisória) a distribuição de R$ 43,68 bilhões em dividendos pela estatal.

Contudo, o ministro determinou à empresa e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que prestem esclarecimentos sobre o pagamento aos acionistas.

SAIBA MAIS:Lula é recebido em meio a protestos em Portugal e CNN do país mostra

A decisão foi tomada pelo ministro na última quinta-feira (17) à noite, e o despacho foi divulgado na sexta-feira (18).

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu após as eleições a suspensão do pagamento de dividendos pela Petrobras, um dia após a companhia ter anunciado remuneração de R$ 43,68 bilhões aos acionistas, diante dos resultados do terceiro trimestre.

VEJA AINDA: O que é o risco Brasil? Porque saltou 10% após falas de Lula?

Os valores superaram de longe os dividendos anunciados pelas grandes petroleiras globais, assim como já havia acontecido no segundo trimestre, com a companhia brasileira sendo beneficiada por alta nos preços do petróleo e custos relativamente mais baixo de extração no pré-sal.

LEIA AINDA: O que ficar de olho no mercado, além da PEC bilionária

O subprocurador geral do MP Lucas Rocha Furtado tinha argumentado na ocasião ser preciso conhecer e avaliar a legalidade de pagamentos de distribuição em dividendos, diante de possível risco à sustentabilidade financeira e esvaziamento da disponibilidade em caixa da estatal.

LEIA TAMBÉM: Vale anuncia assinatura de contrato com General Motors