Lula é recebido em meio a protestos em Portugal e CNN do país mostra

lula recebido em portugal com protestos
Patrocinado

Lula é recebido em meio a protestos em Portugal e CNN do país mostra. Lula da Silva, iniciou na sexta-feira 18, uma visita a Portugal, após participar do estande dos governadores dos Estados da Amazônia Legal, na COP 27, onde discursou por cerca de 10 minutos, para uma plateia majoritariamente brasileira.

Helder Barbalho, confirmado na equipe de transição de governo de Lula, teria sido o autor do convite para o estande da COP27. Helder é governador do Pará e compõe o Consórcio de Governadores dos Estados da Amazônia Legal. Lula não foi convidado para o evento da mesa oficial pois não é chefe de estado.

SAIBA MAIS: Lula foi a COP27 para o estande do grupo do Amazonas. Bolsonaro enviou representante

Já Portugal, Lula foi recebido sobre protestos de gritos de “ladrão”, por manifestantes que não aceitam o processo eleitoral irregular ocorrido no Brasil.

Enquanto a imprensa nacional do Brasil mostrou apenas o encontro de Lula com o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa.

A CNN Portugal fez a transmissão ao vivo dos protestos e entrevistou uma das protestantes.

VEJA TAMBÉM: Tesouro Direto tem paralisação parcial dos serviços

Reporter CNN Portugal, Luis Varela de Almeida: Por que sua indignação contra Lula da Silva?

Manifestante: “Porque na realidade estou expressando a indignação de milhares de brasileiros que estão vivendo sobre censura. Porque este descondensado, ladrão, corrupto que roubou o povo brasileiro. Que cometeu inúmeros crimes e foi liberado da prisão por juízes corruptos que lá estão. Hoje nós sabemos, todos sabem que quem elegeu o Lula foi o TSE, a mando do ditador Alexandre de Moraes”.

Reporter CNN Portugal, Luis Varela de Almeida: “Mas quando Sérgio moro é quando condenou Lula da Silva e depois Sérgio moro foi trabalhar para o Jair Bolsonaro, aí pra mim. A já não há corrupção?”

LEIA TAMBÉM: Caminhoneiros prometem greve pior do que 2018 devido atos de Moraes

Manifestante: “Não. Então você está desinformado. Sendo um repórter, não foi, Sérgio Moro apenas, foram 4 instâncias, meu caro, 4 instâncias. O juiz Sérgio Moro foi só a primeira, só a ponta do iceberg. O Sergi Moro eles foi trabalhar pra lá. Não sei, não tenho nada como Moro, não conheço. Agora o que eu sei, que todos nós sabemos é que o Lula tirou, desviou do Brasil R$ 900 bilhões. Entendeu, ele roubou o povo brasileiro é um ladrão, é um corrupto que compra essas pessoas que estão ali, ó a pão com mortadela. E como milhares de outros, fraudaram as eleições, fraudaram as eleições o mundo inteiro, já sabe. E ele não vai assumir. O povo brasileiro não vai admitir isso”.

Reporter CNN Portugal, Luis Varela de Almeida: “Permita perguntar, por que que diz que fraudaram as eleições? Que provas? Qual é a sua fonte para dizer isso?’

LEIA TAMBÉM: Investidores movem ação contra Tom Brady devido a colapso da FTX

Manifestante: “Eu lhe digo, há inúmeros relatórios, relatórios que não são oficiais, mas que são de empresas que são empresas idôneas. Que já demonstraram muito bem, mas ainda existe o relatório da Defesa Brasileira que já está com o Supremo Tribunal Federal TSE dizendo que havia inconsistências. E o Alexandre Moraes simplesmente ignorou e não entregou logs (código-fonte), porque se ele entregar os logs das eleições, ele se entrega muito. Olha, tem votos feitos após as 18 horas, que é permitido legalmente do Brasil, tem votos registrados nas urnas até as 23:50hs.”

As manifestações acorreram na sexta-feira 18 de novembro de 2022, quando lula esteve em Portugal com sua esposa Janja e o fundador da Qualicorp e dono do jatinho em que Lula está em viajem.