Preço do gás natural para exportação pode dobrar. Isto porque, os fluxos de gás da Rússia, principal fornecedor da Europa, estão em níveis reduzidos este ano depois que uma rota foi fechada quando Moscou enviou tropas para a Ucrânia em fevereiro.
Desta forma, a Rússia prevê que seu preço médio de exportação de gás mais que dobrará este ano, para 730 dólares por 1.000 metros cúbicos, antes de cair gradualmente até o final de 2025, à medida que as exportações de gás via gasoduto diminuem, mostrou uma previsão do Ministério da Economia segundo a Reuters.
Fornecimento de gás passa a ser preocupação global
Entretanto, alguns países europeus foram cortados do fornecimento por se recusarem a pagar pelo gás em rublos, e uma disputa eclodiu sobre reparos em uma turbina do gasoduto Nord Stream 1, que liga Rússia e Alemanha.
E assim, como resultado de oferta já apertada, o preço médio do gás da Gazprom foi estimado em 730 dólares por 1.000 metros cúbicos (cm) em 2022, mais que o dobro dos 304,6 dólares cobrados no ano passado, e representando um aumento de 40% em relação à previsão anterior de 523,3 dólares.
Eletrobras é ação defensiva e esta barata alerta analista
Contudo, o Ministério da Economia da Rússia prevê que as exportações de gás da Gazprom cairá para 170,4 bilhões de metros cúbicos (bcm) este ano, ante previsão de 185 bcm divulgada em maio e contra 205,6 bcm exportados em 2021.