Patrocinado

O bitcoin voltou a recuar nesta quarta-feira, 22, após se aproximar dos 38.000 dólares na véspera, e opera em baixa nesta quarta-feira, tendo tocado a mínima de 35.633 dólares mais cedo.

A Binance é considerada uma plataforma de “importância sistêmica” para o mercado de criptomoedas, o que explica a forte reação dos investidores.

MAIS: “Seita petista tem democracia com aspas”, afirma Estadão

Outro fator que pesou sobre o mercado de criptos foi o anúncio de que a SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA, abriu uma ação contra a Kraken, a terceira maior plataforma de criptomoedas do mundo, confirmando que os reguladores continuam a impor barreiras ao desenvolvimento do mercado de ativos digitais

Às 10h45 de Brasília, o BTC/USD recuava 1,61%, cotado próximo de US$ 36.583.

LEIA: Após perseguição política Monark deixou o Brasil, salvo pelo Bitcoin

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: ONG financiada por George Soros é processada por empresa de Musk

O movimento negativo do bitcoin foi acompanhado pela maioria das outras principais criptomoedas, que registraram perdas ainda maiores.

O principal fator por trás da queda do mercado de criptos foi o anúncio de um acordo de 4,3 bilhões de dólares entre a Binance, a maior plataforma de criptomoedas do mundo em volume de negociação, e o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), que encerra as ações judiciais contra a empresa por lavagem de dinheiro e violação das leis de valores mobiliários.
No entanto, o acordo tem um alto custo para a Binance, que terá que encerrar suas operações nos EUA e ver seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), renunciar ao cargo.

Além disso, CZ ainda enfrenta um processo individual, mas foi liberado sob fiança de 175 milhões de dólares, com julgamento marcado para fevereiro. Há a possibilidade de que CZ seja condenado à prisão por um período variável, a menos que consiga um acordo favorável, como aconteceu com Arthur Hayes, ex-diretor da BitMex, em um caso similar.

MAIS: Governo Lula com portaria tira liberdade de empregados e empresas e entrega a sindicatos

Binance no Brasil

No Brasil o responsável pela Binance Guilhereme Haddad Nazar é sobrinho do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já esteve na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das pirâmides financeiras prestando depoimento.

O governo brasileiro também busca forma de controlar a movimentação financeira e aumentar as receitas. Contudo, as criptomoedas tem estado na mira dos reguladores mundiais. Veja um trecho dos questionamentos de deputados ao diretor da Binance Brasil no vídeo abaixo.