Patrocinado

Primeiro semestre tem alta em pedidos de recuperação judicial de empresas de 52,1%. O primeiro semestre de 2023 registrou 593 pedidos de recuperação judicial, de acordo com os dados do Serasa Experian, o que revela um crescimento de 52,1% em comparação com o mesmo período de 2022. Apenas 3 grandes empresas entraram com pedido nos seis primeiros meses deste ano; 23 são de médio porte e 63 micro e pequenas empresas.

VEJA: Mercado de chips tem queda nas vendas e Qualcomm planeja demissões

SAIBA: Governo Lula é “vanguarda do atraso”, afirma Folha

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Petrobras têm queda na produção em comparação a 2022

O setor de Serviços foi o que mais sofreu, com 261 pedidos de recuperação judicial. Em entrevista à Jovem Pan News, o economista do Serasa Experian Luiz Rabi avaliou que estes são os piores números dos últimos três anos e que o resultado é fruto da alta inadimplência das empresas, que alcançou quase 7 milhões de companhias no mês de maio: “A inadimplência das empresas começou a subir desde meados de 2021, ali praticamente no final do primeiro semestre, de forma ininterrupta, e continua subindo desde então. À medida que as empresas vão acumulando uma quantidade cada vez maior de ocorrências ou registros de inadimplência, ou seja, vão deixando de pagar cada vez mais credores, chega um momento que as empresas acabam ficando praticamente na beira da insolvência por conta disso. Acumulam uma quantidade enorme de dívidas e não têm praticamente outra escapatória a não ser tentar um acordo na Justiça através das recuperações judiciais.”

MAIS: Governo Lula determina corte no MEC de R$ 332 milhões em educação básica e superior

Para os empreendedores endividados manterem as contas em dia, é necessária uma boa estratégia de renegociação com os clientes para poder diminuir os riscos de inadimplência e manter um bom relacionamento. Vale destacar que, também no primeiro semestre deste ano, foram registrados 546 pedidos de falência de empresas, aumento de 36% na comparação com o mesmo período do ano passado.

AINDA: Moraes determina desmonetização e bloqueio de bens e todas as mídias de Monark. Além de multa