Patrocinado

O deputado federal André Janones (Avante-MG) defende o pagamento de suas despesas de campanha com rachadinha em áudio que veio a público nesta segunda-feira, 27. Na gravação, revelada pelo portal Metrópoles, Janones descreve a lógica da rachadinha, na qual o funcionário recebe uma porção maior que seu salário para devolvê-la ao pagador.

“Tem algumas pessoas aqui, [com] que eu ainda vou conversar em particular depois… Vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito”, diz o deputado. Segundo o Metrópoles, a conversa gravada ocorreu na sala de reunião do Avante, na Câmara dos Deputados.

AINDA: Preço do gás de cozinha tem alta recorde em 71 capitais do Brasil

Janone foi o braço direito de Lula no período eleitoral em 2022, considerado o campeão de divulgação de fake news para atrapalhar os adversários de Lula.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Lula e ministros do STF batem o martelo por indicação de Dino para a Suprema Corte

“Eu perdi 675 mil reais na campanha. ‘Ah, isso é devolver salário e você tá chamando de outro nome’. Não é. Porque eu devolver salário, você manda na minha conta e eu faço o que eu quiser”, diz Janones no áudio vazado. Ele concorreu ao cargo de prefeito de Ituiutaba em 2016.

“O meu patrimônio foi todo dilapidado. Eu perdi uma casa de 380 mil [reais], um carro, uma poupança de 200 mil [reais] e uma previdência de 70 [mil reais]. Eu acho justo que essas pessoas também hoje participem comigo da reconstrução disso. Então, não considero isso uma corrupção”, segue argumentando. (VEJA VÍDEO)

CAIXA

SAIBA: Lula vai usar a “Petrobras como financiadora de um projeto de poder”, afirma Estadão

Janones chega a falar em “justiça” ao propor a restituição do que gastou na campanha daquele ano. “Eu não acho justo… Por exemplo, o Mário vai ganhar 10 mil [reais por mês]. Eu vou ganhar 25 [mil reais] líquido. Só que o Mário, os 10 mil [reais] é dele líquido. E eu, dos 25 mil [reais], 15 mil [reais] eu vou usar para as dívidas que ficou (sic) de 2016. Não é justo, entendeu?”

O deputado diz ainda que não vai admitir “cargo fantasma em nenhuma hipótese” e que não faz questão de seu mandato. “Para mim, hoje, renunciar é uma coisa tão natural”, comenta.

MAIS: Volta de impostos na folha de pagamento determinada por Lula deve gerar informalidade

Segundo o Metrópoles, o áudio foi gravado em fevereiro de 2019 por Cefas Luiz, ex-assessor de Janones. Ele diz que entregará o áudio à Polícia Federal, entre outras provas de irregularidades do gabinete de Janones.

O deputado disse, por meio de sua assessoria, que os áudios foram “tirados de contexto”.

LEIA:Manifestação na Paulista repudia Moraes e homenageia preso político que faleceu sob custódia do Estado