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O proprietário de um Tesla Model Y, afirma no Reddit, ter tornado o seu SUV elétrico num veículo muito mais eficiente graças aos painéis solares distribuídos ao longo do teto do carro.

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Painéis solares instalados no teto de um Tesla prometem até 100km a mais por dia
De acordo com o que ele disse em um tópico do Reddit, este proprietário de um Tesla Model Y afirma ter projetado um sistema de painéis solares dobráveis ​​que lhe permite carregar “entre 30 e 100 quilômetros por dia” ficando cinco horas no sol. Na apresentação de seu projeto, o usuário explica que os painéis são dobráveis ​​e instalados no rack de teto.

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Ele garante que nesta primeira versão (Beta1) os painéis sobressaem cerca de 27 centímetros do teto do veículo mas que, numa nova versão em que está trabalhando, ele reduzirá para 15 centímetros. Além disso, o alinhamento será melhorado e ele também irá criar um suporte de fibra de carbono para iluminação.

O proprietário também afirma que fará a versão beta2 e beta 3 com melhorias que já identificou possíveis, e continuará a fazer as atualizações dos projetos em canal do youtube.

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No total, o Tesla Model Y poderá transportar no futuro cerca de 4.000W acondicionados no teto. O que significa que uma vez implantado poderá recuperar parte da energia solar, transformá-la em eletricidade e recarregar o carro enquanto ele está estacionado.

Porém, uma grande dúvida que surge é sobre a verdadeira eficiência do todo. Em 2019, a Toyota criou um protótipo do Prius que preencheu todo o teto, vidro traseiro e capô do carro com painéis solares. Uma superfície que gerava 860 W. Com eles, a Toyota afirmava poder percorrer cerca de 45 quilômetros extras, mas se baseavam no ciclo de homologação japonês, muito mais frouxo que os europeus.

Contudo, a Toyota deve lançar o Prius Solar no Brasil este ano no Brasil. A 5ª Geração do Toyota Prius Plug-In Hybrid tem como principal novidade a presença de uma placa solar capaz de fornecer uma autonomia extra anual de até 1.250 km.

Segundo as informações fornecidas pela Toyota, este sistema de energia solar utiliza a radiação solar captada através da placa que é montada no teto do carro. Esta radiação é convertida em energia e acaba carregando as baterias do carro enquanto ele está estacionado. De acordo com a montadora, o modelo será vendido com duas opções de motor: A primeira é um motor 2.0, que associado a motorização elétrica consegue fornecer até 193 cavalos de potência. Já a segunda versão conta com um motor 1.8, sendo que sua potência não foi revelada e os valores para o Brasil também não.

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No caso do Tesla Model Y, o peso dos painéis está próximo do máximo de 75 kg que pode ser movimentado no teto nos Estados Unidos. Além desse peso ser praticamente o de uma pessoa extra viajando no veículo, a aerodinâmica do carro fica bastante prejudicada. O criador diz que não calculou exatamente, mas acredita que o consumo aumenta cerca de 10%.

Tudo isto levou vários sites especialistas a analisarem o projeto e afirmarem que o carro dificilmente conseguirá percorrer pouco mais de 40 quilômetros em condições reais de condução. Isso sem entrar no impacto que o arrastamento dos painéis solares tem na dinâmica e no conforto de condução do veículo (incluindo ruídos).

Quando o carro está estacionado, os painéis ficam abertos para captar mais energia solar. Quando em movimento, os painéis se fecham e ficam como uma bagagem no teto do carro. Como o dono do carro ainda está desenvolvendo melhorias resta saber se ele consegue algo que Toyota, Mercedes e outras gigantes automotivas ainda não entregaram.

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