Patrocinado
Início Direitos Restituição de Imposto de Renda Pode Ter sua Regra Alterada

Restituição de Imposto de Renda Pode Ter sua Regra Alterada

Restituição de Imposto de Renda Pode Ter sua Regra Alterada

Restituição de Imposto de Renda Pode Ter sua Regra Alterada

A restituição do Imposto de Renda pode passar a ter regra diferente de correção monetária. Segundo projeto de lei que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A nova regra passaria a corrigir a restituição pela Selic do mês de Janeiro do ano de entrega da declaração. A correção atual ocorre com base no mês de Maio.

O projeto é de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Os favoráveis ao projeto acreditam que o imposto a ser restituído é uma dívida do Tesouro  para com o contribuinte. E como qualquer dívida deve ser corrigida integralmente até ser paga.

Se aprovado pelo CAE, o ´projeto passará pela Câmara dos deputados. Caso haja recurso pode ser também necessária sua passagem pelo Senado.

Caso seja aprovado o projeto terá vigência imediata. No entanto, uma emenda sugere que o projeto entre em vigor apenas em 1º de Janeiro após a aprovação. Este prazo garante que os custos da emenda sejam previstos no próximo orçamento.

A incidência de juros sobre os valores devidos do imposto de renda a ser restituído entre janeiro e abril provocaria um aumento de encargos da ordem de R$692 milhões em 2016.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile